sábado, 30 de janeiro de 2021

Trilha Sonora (novelas) - Elas por Elas

Estou organizando pastas no meu computador. Enquanto isso coloquei um CD para tocar. E começou a tocar uma música que adoro e curti muito na minha juventude. Ela é trilha da novela Elas Por Elas, que assisti alguns capítulos. Provavelmente nas férias escolares do meio do ano. Atualmente é até estranho falar isso. Que nas férias ficou assistindo televisão. Mas, acreditem. Antigamente não tinha muita coisa para nos distrair. E, como já falei em outras postagens, as novelas eram bem interessantes. Tanto é que estão sendo reprisadas. 

Apesar de ser uma trama dominado pelas mulheres, não lembro muito das personagens. Lembro, com certeza do Mario Fofoca.rsrs Mas como a postagem aqui é de “trilha sonora-novelas”, compartilho como a trigésima quarta música “Give Me Just a Little More Time” com Angela Clemmons. 




Autoria: Cassiano Gabus Mendes | Colaboração: Carlos Lombardi | Direção: Paulo Ubiratan, Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra | Direção geral: Paulo Ubiratan | Período de exibição: 10/05/1982 – 27/11/1982 | Horário: 19h | Nº de capítulos: 173

TRAMA PRINCIPAL

A trama de Elas por Elas é centrada na história de sete mulheres: Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Ester Góes), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm), colegas de escola que não se veem há 20 anos. Márcia, a mais velha do grupo, encontra uma foto das amigas, e uma onda de lembranças e saudosismo invade sua cabeça. Com vontade de reencontrar as antigas amigas, ela decide localizá-las. Márcia consegue encontrar o paradeiro de cada uma e marca uma reunião em sua casa. Todas comparecem ao evento, felizes com o reencontro. No entanto, as lembranças do passado e coincidências do presente vêm à tona, afetando novamente a vida de todas do grupo.

A primeira revelação envolve Márcia e Wanda. Secretária de origem humilde, trabalhadora e muito romântica, Wanda tem uma grande surpresa ao descobrir que seu namorado, Átila (Mauro Mendonça), um homem casado, é marido de sua amiga Márcia. Ainda nos capítulos iniciais da novela, Átila morre em um quarto de motel, e Márcia fica sabendo que o marido estava com outra mulher. A viúva decide, então, contratar o atrapalhado detetive Mário Fofoca (Luis Gustavo), irmão de Wanda, para descobrir a identidade da amante do marido. A confusão está armada. Mário conta com a ajuda de René (Reginaldo Faria), um advogado sem projeção. Extremamente sedutor, René se envolve com suas clientes, com o intuito de roubá-las. Isso até o momento em que conhece Yeda (Cristina Pereira), filha de Márcia, considerada o patinho feio da família. A família da jovem não acredita que o charmosão René possa estar interessado na feiosa Yeda. Nem ela mesma acredita. Todos acham que René está, na verdade, de olho no dinheiro dela.

Quem não gosta nada do namoro de René e Yeda é Cláudia (Christiane Torloni), com quem ele tem um romance. René enrola Cláudia, mas ela, apaixonada, acha que um dia ele se casará com ela. Para surpresa de todos, nos capítulos finais da novela, René revela que está interessado mesmo apenas no dinheiro de Yeda. Ele rompe o noivado com a feiosa filha de Márcia, confessando estar apaixonado por Carmem, sua ex-cunhada. Yeda aceita a decisão com tranquilidade, dizendo que é grata a ele por tê-la feito feliz, ainda que por pouco tempo.

Outra integrante do grupo de amigas é Marlene, uma mulher apática diante da vida, que não consegue ter um relacionamento afetivo duradouro. Ela mora com os pais e, apesar de namoradeira, sofre com a solidão. Já Carmem dedica-se unicamente ao marido, Rubão, e aos filhos, Elton e Vic (Ana Helena Berenger). A última das sete amigas, Natália, tornou-se uma mulher rica e psicótica. Obcecada pela ideia de que uma de suas amigas seja responsável pela morte de seu irmão mais novo, que fora empurrado do alto de uma pedra, induz o outro irmão, Carlos (Herson Capri), a se envolver com elas para desvendar o mistério. Carlos se aproxima das amigas, mas acaba se apaixonando por Wanda.

É Carlos quem descobre a identidade de “Patinha”, apelido que Átila dera à sua amante. Durante um almoço de negócios com dois amigos de Átila, Carlos fica sabendo que Wanda Cury era a moça que estava com o marido de Márcia, no motel, quando ele morreu. Carlos revela a Wanda que sabe toda a verdade sobre seu romance com Átila e diz que quer ajudá-la. Paralelamente, Vanessa, ex-secretária de Átila, depois de tentar em vão tirar proveito da história, revela a Mário Fofoca que “Patinha” é Wanda. Mário fica arrasado por não ter percebido que a amante do marido de Márcia sempre estivera ao seu lado. Com pena do irmão, Wanda toma a iniciativa de contar à amiga que ela era a amante de seu marido. Márcia recebe a revelação sem ressentimentos e, em seguida, confessa à Wanda que desistiu de Mário por perceber que ele é puro demais para uma mulher como ela. Wanda, por sua vez, finalmente, entrega-se ao amor de Carlos.

Com a ajuda de Décio (Marco Nanini), Natália descobre que, sem querer, ela própria fora responsável pelo acidente do irmão. Depois de ficar em estado de choque com a descoberta, aos poucos, vai se recuperando. Natália pede desculpas às amigas por tê-las acusado de assassinarem seu irmão e decide reuni-las novamente, em uma grande festa em sua casa. Ela termina a novela com Décio, juntos e felizes.

TRAMAS PARALELAS

MÁRIO FOFOCA

Mário Fofoca (Luis Gustavo) é um dos pontos altos da novela. Investigador particular, não consegue resolver nenhum caso que tem em mãos. Atrapalhado, desastrado e esquecido, não tem muita sorte, apesar de trabalhar muito. Mário acaba despertando o interesse de Márcia (Eva Wilma), que faz de tudo para seduzi-lo, rendendo cenas hilárias à trama. Com seu inseparável fusca, sempre vestido com o mesmo paletó quadriculado, em tons de amarelo e lilás, Mário armava as maiores confusões na busca pelo nome da amante de Átila (Mauro Mendonça). O detetive, por sua vez, nem percebe as investidas de Márcia, pois só tem olhos para Cláudia (Christiane Torloni).

 Em determinado momento da história, Cláudia decide provocar ciúmes em René (Reginaldo Faria) e começa a sair com Mário. Apaixonado, ele a leva para jantar fora e faz inúmeras juras de amor, todas tiradas das letras de músicas de Roberto Carlos. Desconfiada da desenvoltura de Mário, Cláudia diz sempre já ter ouvido aquelas palavras em algum lugar, mas o detetive jura que as declarações são sinceras, “saídas direto de seu coração”.

 HELENA E ADRIANA

Outra trama importante da história envolve Helena e Adriana. Helena é filha única, uma mulher rica e mimada. Quando jovem, roubou o namorado de Adriana e se casou com ele. A decepção e o despeito fizeram com que Adriana também se casasse imediatamente. Por ironia do destino, as duas engravidaram ao mesmo tempo. Quando as crianças nasceram, o inescrupuloso Miguel (Mário Lago), pai de Helena, trocou os bebês na maternidade, pois desejava um neto homem para lhe suceder nos negócios. No presente, Miguel sofre com as chantagens de Eva (Nathalia Timberg), a enfermeira que fez a troca das crianças e que acaba sendo contratada como governanta na casa do empresário em troca do silêncio.

A vida de Helena, Adriana e Miguel se complica quando Gil (Lauro Corona), o suposto filho de Helena, se envolve com Mirian (Tássia Camargo), a filha de Adriana. Mesmo sem desconfiar que a moça é na realidade sua filha, Helena se coloca absolutamente contra o relacionamento dos dois jovens. O atrito entre as duas amigas acaba reaproximando Jayme (Carlos Zara) – marido de Helena – de Adriana, que ficara viúva.

Ao longo da trama, Helena faz de tudo para atrapalhar o namoro entre Gil e Mirian. Mirian, por sua vez, fica dividida entre Gil e Elton (Cássio Gabus Mendes), filho de Carmem e Rubão (Ivan Cândido). Devido aos problemas familiares e à inexperiência própria da idade, Gil e Mirian terminam e reatam o namoro inúmeras vezes. Nos capítulos finais da novela, Miguel revela que Helena é a mãe verdadeira de Mirian. Comovida, ela promete que guardará esse segredo para o resto da vida, para a felicidade dos dois jovens. Helena pede perdão a Mirian por tudo que a fez passar. Emocionada, propõe que a jovem viaje com Gil para a Europa, afirmando fazer questão de pagar seus estudos e zelar por sua felicidade daquele dia em diante. No final da trama, Gil e Mirian viajam juntos, mas sem compromisso, dispostos apenas a estudar e a se divertirem juntos.

Fonte: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/elas-por-elas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!