terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Soul

No dia 12 de janeiro, minha amiga Vera Branco, mandou pelo whatsapp, uma matéria sobre este filme. Li e achei muuuito interessante. E pelos comentários de quem tinha assistido, o filme é muito impactante. Perguntei no grupo de whatsapp da família, se alguém já tinha assistido. Somente Bruno e Eliane. Minha vontade era de assistir naquele dia mesmo. Mas como ele não está no catálogo do Netflix, somente no canal da Disney + (que eu não tenho) eu aquietei. Eliane chegou até a oferecer a senha, mas minha televisão não é Smart. Teria que comprar o aparelho Chromecast. Outra opção seria conectar o notebook na televisão. Muita trabalheira. 

Estava até conformada a ter que esperar entrar no Netflix, quando a Caroline que trabalha comigo disse que o marido dela tinha baixado. E me emprestou o pen-drive.

Falei meio por cima para o Zé de que se tratava e ele sentou para assistir comigo.

Soul (prt: Soul: Uma Aventura com Alma) é um filme americano em 3D do gênero comédia produzido pela Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios, e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. É dirigido por Pete Docter e co-dirigido por Kemp Powers, a partir de um escritor de Docter, Powers e Mike Jones. O filme é estrelado pelas vozes de Jamie Foxx, Tina Fey, Questlove, Phylicia Rashad, Daveed Diggs e Angela Bassett.

Soul estreou no BFI London Film Festival em 11 de outubro de 2020. Originalmente planejado para ser lançando nos cinemas, foi lançado exclusivamente no Disney+ em 25 de dezembro de 2020.

Enredo: Joe Gardner é um professor de música do ensino médio que sonhava em ser um músico de jazz, e finalmente teve a chance depois de impressionar outros músicos durante um ensaio aberto no Half Note Club. No entanto, um acidente faz com que sua alma seja separada de seu corpo e transportada para o "Seminário Você", um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido. Joe deve trabalhar com almas em treinamento, como 22, uma alma com uma visão obscura da vida depois de ficar presa por anos no Seminário Você, a fim de retornar a Terra.

Roteiro: A Pixar optou por retratar o personagem principal do filme como um músico, porque queria uma "profissão pela qual o público pudesse torcer", e se contentou com um músico após tentar um cientista, que "não parecia tão naturalmente puro quanto à de um músico da vida". Docter descreveu o Soul como "uma exploração de, onde deveria estar o seu foco? Quais são as coisas que, no final do dia, realmente serão as coisas importantes para as quais você olha para trás e pensa: eu passei uma boa parte do meu tempo limitado na Terra me preocupando ou focado nisso?".

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Soul_(filme)


Apesar do enredo, o filme é uma comédia, pois desde o momento em que sua alma sai do corpo, até quando Joe Gardner volta a terra com a 22 (e aí acontece um acidente), vemos muitas cenas engraçadas.

E é nessa volta que ele percebe como tinha vivido até o momento do acidente. Ele não prestava muita atenção nos detalhes. Apesar de ter uma sensibilidade muito grande para a música, ele não apreciava as coisas e as pessoas que passavam pela sua vida, pois estava mais preocupado em realizar seu sonho. Que era ser músico e não um professor de música.

E é dessa maneira que o filme nos leva a refletir. Estamos vivendo, apreciando e curtindo o que a vida nos oferece? Ou vivemos em busca de um sonho, ou de descobrir qual nossa missão neste mundo?

Assistindo eu me lembrei de uma época da minha vida. Eu estava em casa, cuidando da casa, do marido e dos filhos. Era muito zelosa. Mas, vira e mexe perguntava para Deus se eu tinha vindo ao mundo só para aquilo. Pensava: tem gente que é cantor, tem gente que é ator, minha mãe é costureira, meu marido é mecânico... E eu? Na verdade, para mim, ser o que eu era ou fazer o que eu fazia, não era um dom. Não era minha missão. Provavelmente por não ser remunerada.

Ainda bem que fiz bem o que me foi incumbido naqueles anos, porque hoje acho que era um dom sim. Não sei se era minha missão... Isso eu acho que ainda não. Porque agora me pego pensando se “ser contadora” é minha missão.rsrs

Bom, acho que cada um que assistir ao filme vai ter uma visão, sobre ele e provavelmente alguma inquietação sobre sua vida. E se quiser compartilhar sua opinião, sua reflexão ou alguma experiência, vai ser bem legal.

Um comentário:

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!