terça-feira, 1 de outubro de 2019

Porto Seguro... Quarto dia.

Essa noite eu dormi um pouco melhor que as noites anteriores. Ainda estou tossindo bastante, mas nada que incomodasse tanto. E logo que começava a tossir, colocava pastilha ou bala na boca. Após o café, pegamos o carro e fomos em direção da balsa para irmos até Trancoso e Arraial D’Ajuda. Já perdi o medo de andar de balsa.rsrs

Quando a balsa chegou do outro lado, o Zé foi direto para Trancoso. Pegou uma estradinha bem tranquila. Já na cidade um rapaz em uma motocicleta falou que nos levaria até a praia e foi na nossa frente. O Zé ficou muito bravo, pois não pediu ajuda. Só perguntou se a gente estava no caminho certo. Em um determinado lugar, o Zé falou que só queria ver. Que não ia ficar em nenhuma praia. Então o rapaz falou que trabalha para a Prefeitura, ajudando os turistas e que não cobrava nada. Sendo assim... O Zé continuou seguindo-o. Ele parou e nos indicou um estacionamento de um quiosque que fica na praia Rio Verde. A gente entra pelo fundo e vai andando até chegar no quiosque e na praia. E foi ali que o Zé ficou sabendo que teria que dar 20 reais de estacionamento que é repassado ao rapaz da moto. Zé ficou muito “p” da vida. O garçom do quiosque falou que, se o Zé tivesse chegado lá por conta, não teria que pagar o estacionamento. Mas como foi o rapaz que nos levou, o quiosque tem que pagar para ele. Inclusive já paga a hora que o rapaz chega com a gente.
Bom, pelo menos o quiosque é bem legal. Banheiro limpíssimo. Com bastantes cadeiras e mesinhas.

Ficamos ali curtindo o sol, e olhando para mar. Porque entrar mesmo... A água estava muito fria. Não tinha muitos turistas. O Zé foi caminhar até as outras praias. Disse que tinha mais gente nas outras. Que a que a gente estava era a mais sossegada. A gente gosta assim mesmo, então nem pensamos em ir nas outras. De vez em quando passavam por nós alguns vendedores. Passou uma mocinha com dois periquitos no suporte onde estavam as pulseiras que ela estava vendendo. Nunca vi isso. Periquitos amestrados.rsrs

Depois passou a Vanessa. Que graça de menina. Ela perguntou se podia apresentar o trabalho dela, sem compromisso. Pegou um azulejo, as tintas e pintava enquanto contava-nos a sua história. Eu fiquei encantada com ela e com o trabalho dela. Compramos a pintura como uma lembrança de Trancoso, com a certeza de que, cada vez que eu olhar para a pintura vou me lembrar da Vanessa e daquele momento.

Como a fome estava começando a chegar, decidimos almoçar. O Zé pediu o prato e, como estava ventando bastante o garçom preparou um cantinho mais reservado do quiosque para almoçarmos. A comida estava deliciosa. Tivemos a companhia de um cãozinho, que curtiu o Zé.rsrs

Não era nem 15h e a maré já tinha subido bastante. O rapaz (garçom) do quiosque começou a recolher algumas cadeiras. Então o Zé falou de continuarmos o passeio.

Próxima parada “O Quadrado”.
*O Quadrado de Trancoso é literalmente um quadrado, formado por casinhas que remetem a tempos mais remotos e lúdicos da nossa história. Lá você encontra belíssimos restaurantes, lojas para comprar artesanato, uma bela igreja e um mirante de tirar o fôlego de qualquer um. O Quadrado de Trancoso, que na verdade possui um formato mais retangular, era inicialmente uma praça. O nome “Quadrado” veio do costume das pessoas que marcavam encontros ou davam informações por lá. No quadrado é possível encontrar a pequena e simpática igreja de São João Batista, construída ainda no século 17. Esta verdadeira obra do tempo é um ponto de devoção, tanto por parte de religiosos quanto por parte dos amantes da história. No entanto, a grande surpresa da Igrejinha está na parte de trás dela. Atrás da Igreja de São João Batista no Quadrado de Trancoso possui um mirante com uma vista inacreditável.
Do mirante é possível ter uma vista ampla da praia dos Nativos e praia dos Coqueiros e de toda a mata atlântica que existe entre a orla e a parte alta da vila de Trancoso.

Que lugar pitoresco!  Do mirante dava para ver também a praia onde estávamos. Foi o que falou um vendedor de sorvetes, que inclusive nos mostrou o telhado da casa da Elba Ramalho que fica na praia dos Nativos.

Quando chegamos não tinha muita gente. Os restaurantes estavam fechados. Acredito que eles devem abrir a noite. Passeando ali, fiquei imaginando o quão maravilhoso deve ser jantar vendo as estrelas e a lua. Deve ser mágico! Conforme caminhávamos e o tempo foi passando começou a aumentar quantidade de turistas. Paramos em um café, para provar o café enquanto apreciamos mais um pouco o local. Olha o detalhe das xícaras.

Deixando o quadrado fomos conhecer Arraial D’Ajuda. Tinha esfriado bastante. Eu enrolei a canga em volta do corpo e saímos andar pelas ruas. Fomos até a igreja e atrás dela para ver a paisagem.

Dizem que Arraial é muito lindo a noite, mas além do frio e não poder beber, eu não queria pegar sereno. Então voltamos para Porto Seguro.
Passamos um dia maravilhoso, conhecendo lugares encantadores. Amanhã, se o tempo ajudar, vamos pegar uma praia. Quem vê acha que a gente é praieiro.rsrs