sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Shakespeare para apaixonados



Seja o que for que você pense, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras.

FALA-SE MUITO DA IMPORTÂNCIA do sexo para a saúde do casal, mas há algo muito mais constante e que provoca mais rompimentos do que aquilo que pode acontecer debaixo dos lençóis.
Trata-se da linguagem verbal.
Em todo relacionamento há momentos de atrito e desequilíbrio que devem ser amenizados com palavras, mas nem sempre elegemos as mais adequadas. Na verdade, frequentemente o tom e a linguagem escolhidos acabam provocando um incêndio onde se havia produzido uma faísca.
O especialista em comunicação Ferran Ramon-Cortés faz a seguinte reflexão sobre esse tema:

Na maioria dos casos, o problema não é o que dizemos, mas como dizemos. Precisamos ir além das palavras para compreender por que a outra pessoa reage emocionalmente de determinada forma. Geralmente, entre o que acreditamos ter falado e o que de fato falamos costuma haver uma grande diferença. E essa diferença é dada por nossos sentimentos, que podem atribuir um significado muito diferente às palavras. Se estamos chateados, comunicaremos ao outro nossa chateação, independentemente do que dissermos. Se estamos com raiva, iremos expressar isso de alguma forma. Se sinto desprezo pela pessoa que está diante de mim, acabarei transmitindo isso a ela, ainda que na forma de um elogio. Muitas vezes acreditamos estar expressando algo e, na realidade, passamos uma mensagem muito diferente, e provocamos uma reação emocional no outro, porque expressamos o que sentimos, quaisquer que sejam as palavras utilizadas.

Se tivermos consciência disso, talvez a melhor solução seja não discutir nada quando estamos intoxicados pelas emoções negativas. É muito melhor esperar um momento mais propício no qual as palavras sejam um bálsamo, não um veneno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!