quarta-feira, 10 de julho de 2013

Antes do Amanhecer - Antes do Pôr do Sol

Finalmente consegui assistir estes dois filmes. Fiquei curiosa, e com vontade de assistir após ler comentários (sobre os mesmos), em alguns sites na internet. Os filmes são de 1995 e 2004. Estão sendo comentados, porque em junho estreou nos cinemas o terceiro filme da trilogia: Antes da Meia Noite.
Li um pouquinho aqui, outro pouquinho ali. O enredo me agradou. O ator chamou a minha atenção. Devo ter assistido algum outro filme com ele, pois achei o “nome” familiar. Decidida a assistir comecei as tentativas de encontrar na locadora. Só tinha o segundo na locadora onde o Zé é cliente. Sem chance... Queria ver na sequência.
Bom, só tinha uma solução (pelo menos na rapidez que eu queria.rss): baixar da internet.
Fiz isso, mas não deu certo. Acabei pedindo para a Letícia. Já viu moçada tem as manhas. Peguei o pendrive na sexta-feira. No Domingo assistimos “Antes do Amanhecer” e na Segunda-feira (véspera de feriado) “Antes do Pôr do Sol”.


Sobre os filmes:

Antes do Amanhecer (Before Sunrise) – 1995
Gênero romance. Do diretor Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy.
Sinopse:  Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.
Antes do Pôr do Sol (Before Sunset) – 2004
Gênero romance. Do diretor Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy.
Sinopse: Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas, onde discutem o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.

Para complementar... Comentário: Ana Maria Bahiana
Do UOL, em Los Angeles
Antes do Amanhecer: O americano Jesse (Hawke) e a francesa Celine (Delpy) encontram-se por acaso num trem seguindo de Budapeste para Viena e decidem, espontaneamente, passar uma noite juntos, caminhando pelas ruas da capital austríaca, conversando e apaixonando-se, com um limite: os dois prometem que o relacionamento duraria apenas até a manhã do dia seguinte.

Antes do Pôr-do-Sol: Nove anos depois, Jesse é um escritor famoso lançando uma obra numa livraria de Paris, e Celine está na plateia. Jesse é casado e pai, mas não está feliz. Celine é militante ecológica e tem um namorado semiausente.A tensão entre os dois, acumulada ao longo dos nove anos separados e uma tentativa frustrada de reencontro, vai se dissolvendo na medida em que, durante uma tarde nas ruas e cafés de Paris, eles retomam o afeto que teceram em Viena. 

Meus comentários:

Depois que assisti aos dois filmes me perguntei: _ Por que eu não assisti os mesmos na época (1995 e 2004)? A resposta que mais encaixa é essa: Eu não curtia muito filme de gênero romance. Aliás, eu não era muito romântica. Apesar de que se eu tivesse assistido, e soubesse que só depois de nove anos iria saber a continuação, não ia aguentar. Então, pensando bem, melhor assim.

Para ser breve, achei os dois filmes bem gostosos de assistir. Isso para quem gosta de muito diálogo e pouca ação. É o meu caso. Gostei também porque mesmo tendo dois atores jovens e bonitos, não houve apelos insinuantes, nem abusaram de sexualidade.

No primeiro eles ficam perambulando pelas ruas durante a noite. Passaram por vários lugares, parando em alguns para beber e comer alguma coisa. Acho que nem apreciaram tudo de tão entretidos que estavam na conversa.

No segundo fiquei surpresa com a diferença visual deles, afinal nove anos tinham se passado. Também estava ansiosa para saber por que não houve o reencontro... Quem não foi. E novamente um final que nos deixa no ar e desesperados para ver a sequência.

Aliás, no dia seguinte eu e o Zé começamos a procurar, para ver se ainda estava em cartaz nos cinemas o terceiro filme... Não estava. O Zé ligou na locadora para saber se já tinha disponível... Ainda não, demora na média de três meses. Procuramos na internet para comprar... Nada. Para baixar... Também não. Sem outra alternativa, só nos resta ter um pouquinho de paciência e esperar.
Postar um comentário