quarta-feira, 10 de julho de 2013

Antes do Amanhecer - Antes do Pôr do Sol

Finalmente consegui assistir estes dois filmes. Fiquei curiosa, e com vontade de assistir após ler comentários (sobre os mesmos), em alguns sites na internet. Os filmes são de 1995 e 2004. Estão sendo comentados, porque em junho estreou nos cinemas o terceiro filme da trilogia: Antes da Meia Noite.
Li um pouquinho aqui, outro pouquinho ali. O enredo me agradou. O ator chamou a minha atenção. Devo ter assistido algum outro filme com ele, pois achei o “nome” familiar. Decidida a assistir comecei as tentativas de encontrar na locadora. Só tinha o segundo na locadora onde o Zé é cliente. Sem chance... Queria ver na sequência.
Bom, só tinha uma solução (pelo menos na rapidez que eu queria.rss): baixar da internet.
Fiz isso, mas não deu certo. Acabei pedindo para a Letícia. Já viu moçada tem as manhas. Peguei o pendrive na sexta-feira. No Domingo assistimos “Antes do Amanhecer” e na Segunda-feira (véspera de feriado) “Antes do Pôr do Sol”.


Sobre os filmes:

Antes do Amanhecer (Before Sunrise) – 1995
Gênero romance. Do diretor Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy.
Sinopse:  Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente vão se envolvendo em uma paixão crescente. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará ao Estados Unidos. Com isso, resta aos dois apaixonados aproveitar o máximo o pouco tempo que lhes resta.
Antes do Pôr do Sol (Before Sunset) – 2004
Gênero romance. Do diretor Richard Linklater, com Ethan Hawke e Julie Delpy.
Sinopse: Jesse (Ethal Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conheceram por acaso em uma viagem de trem que ia de Budapeste a Viena, passando o dia juntos e se separando no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram, novamente por acaso. Jesse agora é um conhecido escritor, enquanto que Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio-ambiente. Jesse agora está em Paris para promover seu mais novo livro e, após reencontrar Celine, passa com ela algumas horas, onde discutem o que aconteceu em suas vidas em todos estes anos.

Para complementar... Comentário: Ana Maria Bahiana
Do UOL, em Los Angeles
Antes do Amanhecer: O americano Jesse (Hawke) e a francesa Celine (Delpy) encontram-se por acaso num trem seguindo de Budapeste para Viena e decidem, espontaneamente, passar uma noite juntos, caminhando pelas ruas da capital austríaca, conversando e apaixonando-se, com um limite: os dois prometem que o relacionamento duraria apenas até a manhã do dia seguinte.

Antes do Pôr-do-Sol: Nove anos depois, Jesse é um escritor famoso lançando uma obra numa livraria de Paris, e Celine está na plateia. Jesse é casado e pai, mas não está feliz. Celine é militante ecológica e tem um namorado semiausente.A tensão entre os dois, acumulada ao longo dos nove anos separados e uma tentativa frustrada de reencontro, vai se dissolvendo na medida em que, durante uma tarde nas ruas e cafés de Paris, eles retomam o afeto que teceram em Viena. 

Meus comentários:

Depois que assisti aos dois filmes me perguntei: _ Por que eu não assisti os mesmos na época (1995 e 2004)? A resposta que mais encaixa é essa: Eu não curtia muito filme de gênero romance. Aliás, eu não era muito romântica. Apesar de que se eu tivesse assistido, e soubesse que só depois de nove anos iria saber a continuação, não ia aguentar. Então, pensando bem, melhor assim.

Para ser breve, achei os dois filmes bem gostosos de assistir. Isso para quem gosta de muito diálogo e pouca ação. É o meu caso. Gostei também porque mesmo tendo dois atores jovens e bonitos, não houve apelos insinuantes, nem abusaram de sexualidade.

No primeiro eles ficam perambulando pelas ruas durante a noite. Passaram por vários lugares, parando em alguns para beber e comer alguma coisa. Acho que nem apreciaram tudo de tão entretidos que estavam na conversa.

No segundo fiquei surpresa com a diferença visual deles, afinal nove anos tinham se passado. Também estava ansiosa para saber por que não houve o reencontro... Quem não foi. E novamente um final que nos deixa no ar e desesperados para ver a sequência.

Aliás, no dia seguinte eu e o Zé começamos a procurar, para ver se ainda estava em cartaz nos cinemas o terceiro filme... Não estava. O Zé ligou na locadora para saber se já tinha disponível... Ainda não, demora na média de três meses. Procuramos na internet para comprar... Nada. Para baixar... Também não. Sem outra alternativa, só nos resta ter um pouquinho de paciência e esperar.

Pós escrito de 22/08/2021: O Bruno está pagando o HBOmax e colocou o aplicativo com a senha no meu celular. E para minha felicidade, quando olhei o catálogo de filmes, eis que encontro "Antes do Amanhecer". Não pensei duas vezes... Gostei tanto dele hoje, como gostei há oito anos. E quanto mais o tempo passa, assistir filmes da década de 90 dá uma nostalgia boa. Então o figurino e mesmo a aparência chamam a atenção. Duas coisas reparei no Ethan. O dentinho torto, até porque hoje em dia os atores mudam e arrumam até o que não precisa. E a blusa dele estava rasgada, na altura do pescoço. Achei estranho. Será que foi proposital? 

6 comentários:

  1. Oi,
    Eu assisti na época e esperei muito o outro, já nem pensava que poderia existir quando, de repente, surge e assim, vi logo.

    Amei o primeiro filme por todas as coisas que você citou... calmo e muito diálogo sobre a vida.
    Quando vi o segundo, no início, me senti frustrada, não imaginava aquela frieza no casal. Depois, entendi que o escritor quis ser mesmo, muito real. Sabemos que a realidade da vida é esta.

    Mas, acho que te é escapado alguma fala, pois, no segundo filme, fala sim, o porquê que um deles não foi.
    Um foi ao encontro o outro, não.
    Quem não foi ao encontro, foi ela, por se sentir descrente àquela historia, e também por perder a sua avó justo naquele período, uma avó que ela amava muito. Ela deixou de ir, para velar um Ser que ela amava.

    Eles no segundo filme, se encontram em Paris, onde ela e sua família viviam, acho até que neste filme, se me lembro, ela o leva a um cemitério, onde estava enterrado o corpo de sua avó.

    Não sabia que teria o terceiro e agora que li esta informação, aqui, não vejo a hora de vê-lo. Adoro este ator, ele se expressa diversamente em cada filme que faz, e tem um modo olhar muito interessante.
    Ficou diferente,se modificou depois que envelheceu, mas ainda é belo.

    Obrigado pela informação, para mim, é preciosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler algo muito curioso, sobre esta trilogia... não sabia de nada, para mim, era uma estória e não uma história que no final virou estória.
    Foi inspirada em um encontro do diretor com esta garota. Ele era realmente um escritor e também diretor. Ela se chamava Amy e ele Richard Linklater.
    Ele tinha 29 anos quando teria conhecido a jovem, de aproximadamente 20 anos, dentro de uma loja de brinquedo, na Filadélfia, onde estava visitando a irmã.

    Quando decidiu escrever a história e criar o filme, avisou para ela desejando que ela se manifestasse, participando junto à ele.
    Palavras do diretor:
    "Eu dizia "vou fazer um filme sobre isso." E ela perguntava: 'Como assim, isso? Do que você está falando?' E eu respondi, 'Apenas isso. Este sentimento. Essa coisa que está acontecendo entre nós'", relembrou.
    Mas, ela nunca apareceu, como fez no segundo filme.

    Richard Linklater não sabia, mas Amy tinha morrido em um acidente de moto no dia 9 de maio de 1994, antes que ela completasse 25 anos, semanas antes de "Antes do Amanhecer" começar a ser filmado. O diretor contou ter ficado sabendo de sua morte há apenas três anos, quando um amigo de Amy, que sabia sobre o encontro, enviou-lhe uma carta.
    "Foi muito triste", desabafou Richard ao "Times".

    Nossa, me despertei muito com a sua publicação, e agora, mais ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Aymée, nossa você não tem idéia de como fiquei feliz ao ver você aqui.
    Nós meio que perdemos o contato, né?
    Muita coisa aconteceu na minha vida, desde aquela época em que trocávamos e-mail.
    Daqui a pouco vou no seu Blog (ver como andam seus escritos), tinha perdido o link.
    Já conseguiu concluir um livro?
    Ah, e sobre o segundo filme, não escapou nenhuma fala não. Só não contei para meus leitores.rss
    Ah... Se puder dá uma olhada no trailer do terceiro filme. O ator está mais bonito. Mais maduro.
    Bom, é isso!
    E seja sempre bem-vinda.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Aymée,

    Depois que assisti os filmes, fui fuçar na internet, até mesmo para pegar a sinopse para postar e li o que você comentou. Fiquei, assim como o autor, triste ao saber que a musa inspiradora tinha morrido.
    Queria incluir na minha postagm mas aí ela ia ficar extensa.rss
    Obrigada por você comentar e nos trazer essa curiosidade que enriquece e dá mais curiosidade para assistir a trilogia.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, desculpe, rsrsrs avacalhei, ai, ai.

    Eu também fiquei feliz em ver que era o seu blog, que publicou algo que gosto tanto.
    Eu não estava podendo usar o meu blog, por isto, desapareci um pouco. Uso o Facebook, pois, o blog por muito tempo, ficava difícil de entrar.
    Escrevi todo o meu livro e està publicado no blog. Tive leitores que seguia fervorosamente.

    Quando o escrevi, usei um programa de musica, chamado 4Shared, que prejudicou o blog. Queria divulgar o que escrevi usando musica para descontrair na leitura, e com o tempo, este programa pesava por não funcionar como deveria.
    Agora, estou corrigindo cada pagina, e tudo està se normalizando e através da introdução,seguindo o seu conselho, criei links e tem como ver toda a estória.

    Fiquei mais de um ano sem poder entrar e ver o meu blog, mas o que percebi é que ele ainda é muito visitado. Isto me impressiona.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Imagine Aymée... Você não sabe que os comentários enriquecem as postagens?
    Quanto ao seu blog, daqui a pouco, na hora do meu almoço vou lá visitar. Lembro que eu falei para você que ele demorava para carregar. As vezes eu não conseguia nem visualizar. Estando lá, farei meus comentários.
    E mais uma vez, obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!