quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

A Bíblia em Um Ano


Eu sempre me cobro por não ler a bíblia. E não é por falta de tentar. Na verdade, não sei por onde começar. Tem padre que fala para começar pelos “Evangelhos”. Comecei. Depois parei. Outro padre falou para começar pelos “Profetas”. Comecei. Depois parei. No final do ano, o pastor Ivan Saraiva falou para começar com os “Salmos”. Ia começar a partir de 01/01. 

Acho que no último dia do ano vi o padre Adriano Zandoná falando que iria fazer um estudo da bíblia durante todo o ano de 2025. Fiquei muito feliz com essa iniciativa dele. É a minha oportunidade de conhecer a bíblia, pensei.

Como início de ano eu estava no Cruzeiro, acumulou cinco dias. Depois aproveitei que o Zé viajou e consegui colocar em dia. O bom é que o vídeo fica no YouTube. Então não tem problema que não dê para ver no dia. 

Nesses primeiros dias aprendi bastante. Conheci a história de Adão e Eva e seus filhos, Caim e Abel. Noel e a arca. A torre de Babel. A destruição de Sodoma e Gomorra. e suas filhas que o embebedaram e se deitaram com ele, gerando filhos. Abrão e Sarai que depois se tornaram Abraão e Sara e seus filhos, Isaque e Ismael. Jacó (Deus mudou seu nome para Israel) e Esaú, seu irmão (filhos de Isaque).

Conheci a história de José, filho de Jacó, que por ciúmes dos irmãos foi vendido para os ismaelitas que depois o vendeu para Potifar - oficial e capitão da guarda do Faraó.

Muito linda a história de José. Que se tornou administrador de todo o Egito. Acima dele só tinha o faraó. Emocionante quando ele reencontra os irmãos, depois o irmão Benjamin e o pai Jacó.

Aprendi que é a partir dos filhos de Jacó (Israel) que saem as 12 tribos de Israel. 

Estamos no livro do Êxodo, com Moisés.

Como leitura suplementar, o Padre Adriano pediu para ler o livro de Jó e agora estamos no Levítico.

Eu estou gostando muito e aprendendo muito também. Não consigo estudar todos os dias. Às vezes acumula dois, três estudos, mas está indo. Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!