sábado, 9 de novembro de 2019

27ª Expo São Roque - Vinhos e Alcachofras

Finalmente conseguimos levar minha mãe na Festa do Vinho e da Alcachofra, em São Roque. A gente ia levar ela em 2017, mas ela sofreu um infarto uns dias antes.
Desde então este passeio ficou pendente. Mas pensa que foi fácil convencê-la a ir? Nem um pouco.rsrs Isso porque choveu durante a semana. E a previsão para o fim de semana não era nada animador.
Hoje o dia amanheceu com muitas nuvens (escuras) no céu. O Zé não queria ficar em casa, pois tinha derby (Guarani x Ponte Preta) e manifestação no centro. Ou seja, teria barulho o dia inteiro.
Decidimos ir até a casa da minha mãe e lá resolveríamos o que fazer. Falamos com minha mãe de irmos até São Roque. Caso estivesse chovendo e não desse para entrar no recinto, pelo menos teríamos passeado. Ela aceitou o desafio.rsrs
Sobre a Expo:
A Expo São Roque é um evento especialmente preparado para receber o público que busca um passeio cheio de atrativos. Num clima de festa que une diversão, gastronomia, compras, shows e diversas manifestações artísticas. É realizada, todos os anos, no Recanto da Cascata, uma grande área verde de mata preservada com toda a infraestrutura para receber seus visitantes. O foco da Expo é divulgar o potencial turístico e cultural da cidade, bem como os Vinhos e a Gastronomia à base de alcachofra.
Este ano, com o tema 'Tributo a Adoniran Barbosa', a Expo São Roque fará uma homenagem a esse compositor, cantor e poeta popular que compôs grandes obras como: Trem das Onze, Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, Iracema, entre tantas. No centro do Recinto, uma Praça Temática com cenografia alusiva ao tema.
Visitando a Expo você terá a oportunidade de participar da Pisa da Uva; assistir aos workshops sobre vinhos e degustar vinhos e sucos nos stands das vinícolas que, por gerações, fazem São Roque ser conhecida nacionalmente como a Terra do Vinho. Além de apreciar diferentes pratos à base de alcachofra em nossos restaurantes e aprender a prepará-las no Espaço Gourmet.
Fonte: http://www.exposaoroque.com.br/
A estrada estava bem tranquila. Chegamos no local do evento (+/-) meio dia. Tem um estacionamento ao lado onde é cobrado o valor de R$ 25,00 que é pago quando entra. Já o valor do ingresso para entrar na expo é de R$ 35,00 e idoso R$ 17,50. Achamos o valor um pouco “salgado”, mas fazer o quê. Está na chuva é para se molhar.rsrs
Até que não tinha muita gente. O Zé deduziu que muita gente não foi achando que ia chover. Tivemos sorte, pois fez sol a maior parte do tempo. Uma hora caiu uma chuvinha fina, mas ela não atrapalhou em nada nosso passeio.





O que fizemos lá: Visitamos o pavilhão das flores e das alcachofras. Visitamos o pavilhão dos vinhos e provamos sucos e vinho. Almoçamos, comemos pastel de Belém e o Zé comprou uma empada de alcachofra para ele e minha mãe experimentarem. 




Caminhamos na “Trilha da Cascata”. Fiquei um pouco preocupada com a minha mãe, porque a trilha é bem íngreme. Subimos bem devagar. Parando para descansar e aproveitando para tirar fotos. Das cinco apresentações do dia, assistimos duas: a Banda Sinfônica Conselheiro Mayrink e a “Pisa da Uva”. E também visitamos o museu com objetos e murais contando a história de Adoniran Barbosa.















Enfim o tempo nos presenteou com sol e com isso passamos um dia maravilhoso. 
Minha mãe estava feliz da vida por vários motivos. Porque saiu e aproveitou o dia. Porque era sábado e ainda tinha o domingo (não entendo muito ela ficar ansiosa com o domingo acabando, como se fosse trabalhar na segunda. Achei que isso de ficar “deprê” no domingo era coisa de quem trabalha.rsrs). E também porque finalmente conheceu a expo.

2 comentários:

  1. Olá!!! Eu estava com saudades dos seus textos. Esse passeio então, que maravilha! Gosto muito do Adoniran Barbosa, das músicas , da irreverencia e dos erros de português, rs. Tiro ao Alvaro é demais! Tão bom quando proporcionamos alegria aos nossos pais, não é? Eu faço verdadeiros malabarismos para ve-los sorrir e , às vezes, até gargalhar.
    É sempre um deleite ler as suas histórias.
    Grande abraço.
    Vera Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que surpresa!! A minha mais assídua leitora deixando um comentário. Seja bem vinda neste módulo.rsrs
      Eu estou um pouco atrasada com as postagens. Um monte de rascunho inacabado. É que eu vivo muito intensamente, e depois pra conseguir escrever é quase "um parto".rsrs
      Eu gosto bastante das músicas do Adoniran também. Por isso quis ir à Expo e levar a minha mãe. Não contei na postagem, mas ela ficou emocionada ao ouvir o grupo de músicos (de camiseta azul) cantando uma música antiga. Deve ter trazido lembranças...
      Nossos pais nos deram muitas alegrias nessa vida, por isso, sempre que possível acho que temos que retribuir.
      Grande Beijo
      Volte sempre e obrigada!!

      Excluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!