sábado, 22 de março de 2025

A Bíblia em Um Ano

Padre Adriano Zandoná explicou no capítulo 52, que os Livros do Pentateuco são:  Genesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. 

E agora estamos estudando o livro de “Números” e o “Deuteronômio”.

Números é um livro de interesse histórico, pois fornece detalhes das rotas dos israelitas no deserto, seus acampamentos, o recenseamento, a história da jornada do Monte Sinai até Moabe.

Deuteronômio contém os discursos de Moisés ao povo no deserto durante o êxodo. Esses discursos do Deuteronômio reforçam a ideia de que servir a Deus não é apenas seguir a sua lei, mas é dar à Ele o seu coração.

Consegui colocar em dia o estudo da bíblia, e ontem foi o último capítulo das "andanças no deserto". Com os israelitas entrando na Terra Prometida e a morte de Moisés. 

As leituras desses livros foram feitas pelo Orlando Junior, missionário da canção Nova. Ele vai ajudar o Pe.Adriano por alguns meses. Ele faz a leitura e no final o padre faz uma oração e reflexão do que foi lido.

Nesses livros vemos as distribuições das terras conforme as tribos, que também foram divididas seguindo as ordens de Deus. Mais uma vez vemos o povo que reclama, lamenta e peca muitas vezes. Se esquecem dos milagres que Deus fez desde quando eles estavam no Egito. Deus se ira e os castiga.

Confesso que fiquei assustada quando Deus manda exterminar a pessoa que pecou e tudo que a ela pertence – incluindo esposa e filhos. Mas entendi que o mal precisa ser cortado pela raiz. Quem ficasse poderia ter herdado o mal. E Deus sempre falava que os que os filhos dele (os escolhidos) não deviam ser contaminados.

Para entrar na Terra Prometida os israelitas tiveram que lutar, para tirar quem estava habitando nela. Com isso aprendemos que Deus tem promessas para a gente, mas precisamos lutar para conseguir. Sem reclamar. Sem amaldiçoar. 

E que devemos entrar em uma batalha somente se for a vontade de Deus.

Vimos muitas vezes que a obediência aos mandamentos gerou bênçãos e a desobediência gerou maldição. E é o que Moisés pediu ao povo, antes de morrer... Obediência aos mandamentos. 

Eu estou muito feliz de fazer esse estudo bíblico. Nunca tinha lido os livros do “Velho Testamento”. Está sendo muito edificante conhecer os personagens mais a fundo e principalmente, ver que Deus estava o tempo todo ao lado deles, dando instruções. Impressão que tenho é que antigamente Deus estava mais presente. Pelo menos se manifestava mais. A ausência de hoje não é por vontade Dele, mas porque não ficamos quietos para sentir a presença Dele.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!