quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Sobre amizades, por Vera Branco

Hoje minha amiga, Vera Branco, tirou um peso da minha cabeça. Estávamos conversando sobre amizades. Que acontece de amigos (ou aqueles que achávamos que eram) se afastarem de nós, por inúmeras razões. Às vezes acontece de nós termos de nos afastar, também por inúmeras razões.

Então contei para ela a quantidade de amigas e amigos que tenho. Somando não utilizo todos os dedos das duas mãos.

Mal falei isso para ela e bateu um sentimento de culpa, por não ter incluído nesta contagem minhas irmãs, irmãos e demais parentes. E eis que ela me falou:

Considero que amigo é aquele com quem você sente vontade de compartilhar assuntos da sua vida, sejam eles alegres ou tristes.

Se você tem esse tipo de relacionamento com um irmão ou irmã, vocês são parentes e amigos. Sempre que eu recebo uma boa noticia me vem à mente pessoas com quem eu quero compartilhar, pessoas que vão ficar felizes com a minha felicidade.

E nem sempre são os parentes. Os laços familiares são mais fortes do que as amizades, sem duvida. Mas eu interpreto isso como solidariedade e lealdade familiar.

Tenho essa divisão muito clara nos meus relacionamentos: amizade, solidariedade e lealdade.

Posso não ter amizade com meus sócios, mas sou extremamente leal a eles.

Sou solidária aos que sofrem, sejam eles amigos, parentes, conhecidos ou desconhecidos.

Ao ler estas palavras, senti sair um peso da minha consciência. De vez em quando eu penso que desabafo mais com as poucas amigas, do que com minhas irmãs. Que isso era injusto. Que eu não estava dando o valor que elas merecem. Que isso. Que aquilo.

Mas, vendo da forma que a Vera falou, eu não coloco minhas irmãs abaixo de qualquer amizade.

Li tudo o que ela escreveu. Palavras muito ricas, que caíram como um bálsamo na minha vida. A definição de Amizade, Solidariedade e Lealdade também ficaram muito claras para mim. E porque concordo com tudo, vou me apropriar desse conceito dela. Já pedi permissão.rsrs

Vera é a minha professora e terapeuta. Com ela aprendo um pouco por dia. Uma amiga... Um presente de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!