sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Trilha Sonora (novelas) - Felicidade

Hoje compartilho a quadragésima sexta música da "trilha sonora - novelas"  a música "Começo, Meio e Fim" com a banda Roupa Nova.

Na novela a música é tema de Helena e Álvaro, e na vida real é tema de uma época da minha vida. Vou (tentar) contar rapidinho.rsrs

Tive meu primeiro namorado (amor) no ano de 1980, eu estava com 13 anos. O nome dele era Fernando. Naquela época a gente falava namorado, mas não namorava em casa, como hoje em dia. A gente só apresentava para os pais aquele que a gente sabia que ia dar casamento. Tanto que na minha vida meus pais conheceram somente o Rubens e o Zé. Para eles, os dois foram meus únicos namorados. Sabem de nada, coitados.rsrs

Eu fiquei com o Fernando alguns meses. E quando acabou eu fiquei um bom tempo sem nem olhar mais para os lados. Ou seja, para mim, não existia mais garoto nenhum. Até que um dia ouvi essa música e tomei posse da letra, principalmente do refrão:

Ah! Coração!

Se apronta pra recomeçar

Ah! Coração!

Esquece esse medo de amar de novo

E a partir daí, me deixei apaixonar novamente. 

Agora não sei mais de nada. Porque pra mim, foi assim. A história é essa... Mas, pegando as informações na internet, vi que esta música foi gravada somente em 1991 pela banda Roupa Nova. Impossível! Porque a vida inteira eu achei que ela tinha me reerguido. E não pode ter sido em 1991 porque naquele ano eu estava casada e foi o ano que o Danilo nasceu. Não podia estar me reerguendo para o amor. Enfim... Continuei procurando e encontrei AQUI que ela foi composta por: Tavito/Ney Azambuja/Paulo Sergio Valle e está no álbum do Tavito de 1979. Será que foi com ele que eu ouvi? Será que eu estou perdida no tempo?

Mas vamos combinar... A música é linda. E a letra serve de “auto ajuda” para muitos corações arrasados. Ah, isso serve.rsrs

AQUI a música e letra.


Período de exibição: 07/10/1991 – 30/05/1992 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 203

TRAMA PRINCIPAL

Tati, a Garota e outros contos de Aníbal Machado inspiraram a criação de Felicidade, uma novela que conta a história de Helena (Maitê Proença). Os primeiros 30 capítulos se passam na fictícia Vila Feliz, cidade no interior de Minas Gerais. Lá, durante um jogo do Brasil na Copa do Mundo, o carioca Álvaro (Tony Ramos) conhece Helena, a moça mais bonita da cidade, e os dois se apaixonam. No entanto, ela acaba se casando com Mário (Herson Capri), um engenheiro agrônomo que chega a Vila Feliz para instalar uma escola agrícola. O casamento fracassa, e os dois se separam. Algum tempo depois, Helena e Álvaro se reencontram, mas, dessa vez, ele é quem está comprometido. Álvaro se casou com a rica e problemática Débora (Vivianne Pasmanter).

Depois de um breve reencontro com seu verdadeiro amor, Helena engravida. Filha de uma família mineira conservadora, ela não tem coragem de contar aos pais, Ataxerxes (Umberto Magnani) e Ametista (Ariclê Perez), que está grávida e decide, então, se mudar para o Rio de Janeiro – onde a ação da novela se desenvolve até o final.

Passam-se oito anos. Helena vive sozinha com a filha, Bia (Tatiane Fontinhas Goulart), e começa a trabalhar para Cândida (Laura Cardoso), mãe de Álvaro. Apesar de manter em segredo que ele é o pai de Bia, Helena não consegue evitar que a menina faça amizade com o filho de Álvaro, Alvinho (Eduardo Caldas), o que acaba reaproximando o casal. Percebendo o amor de Álvaro por Helena, a possessiva Débora passa a perseguir os dois e faz de tudo para infernizar a vida da rival.

Somente no penúltimo capítulo da novela, Helena revela à Bia que Álvaro é seu pai. A menina corre para os braços dele, feliz com a revelação tão esperada. Ao saber que Bia é filha de Álvaro, Débora, completamente perturbada, decide matar a rival. Ela chega a atirar em Helena, mas acaba ferindo Álvaro. Quando se dá conta de que perdera o marido para Helena, Débora foge, descontrolada. Ela acaba sofrendo um grave acidente e fica paralítica. No último capítulo, Débora parte para Londres para fazer um tratamento com esperança de voltar a andar. Passam-se cinco anos, e Helena engravida de Álvaro novamente.

TRAMA PARALELA

Chico Treva & José Diogo

Chico Treva (Edney Giovenazzi) é fisicamente assustador, um homem recolhido, que alimenta uma paixão platônica por Helena (Maitê Proença). Ao longo da trama, as crianças, que inicialmente corriam dele nas ruas, acabam sendo cativadas pela bondade do personagem.

Também merece destaque o personagem de Marcos Winter, o poeta José Diogo, outro admirador de Helena, dono do jornal de Vila Feliz. No decorrer da história, ele se apaixona por Lídia (Monique Curi), com quem se casa.

Tuquinha (Maria Ceiça) é a porta-estandarte da Escola de Samba Mangueira. Em uma referência ao conto A Morte da Porta-Estandarte, de Aníbal Machado, a jovem é morta pelo ciumento e violento Aristides, o Tide (Maurício Gonçalves).

Fonte: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/felicidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!