domingo, 26 de junho de 2022

Maria

Terminei de ler hoje, este livro que ganhei do Bruno, no dia 15. A gente tinha combinado de almoçarmos juntos, e ele ia me entregar um livro que comprei do Sebo - trabalho dele. E para minha surpresa, ele apareceu com este livro. Este meu filho sabe como fazer a mãe dele feliz!rsrsr



Eu não sabia da existência deste livro, mas ao ver que foi escrito pelo Rodrigo Alvarez, fiquei bastante animada. Eu o conheço pelo livro biográfico do Padre Fábio de Mello, escrito por ele. Agora tiro meu chapéu para ele, ao escrever este livro. Afinal não é fácil escrever sobre alguém que viveu há dois mil anos e pouco se tem registros sobre sua passagem pela terra, que foi o que aconteceu com Maria. O que eu sei (e acho que é o que a maioria das pessoas sabem) de Maria é o que consta na Bíblia: Que ela estava prometida em casamento a José. Que o Anjo Gabriel apareceu para ela dizendo que ela ficaria grávida do Espírito Santo. Que ela ficou preocupada porque tinha acabado o vinho em um casamento e pede ao seu filho Jesus para fazer alguma coisa. E algumas outras passagens da Bíblia. Então, claro que eu quero conhecer um pouco mais sobre a história dessa Grande Mulher, a Mãe de Deus, a Nossa Intercessora – Maria! 

A história nos é contada em 31 capítulos distribuídos em pouco mais de 200 páginas. Uma leitura de fácil entendimento. Algumas coisas não ficaram bem claras e não é por descuido do autor. É porque, depois de tanto tempo, fica difícil mesmo saber o que é real do que foi inventado. Mas, com certeza, o autor procurou ser o mais próximo da realidade, com base nos documentos que ele conseguiu encontrar. Eu não tinha noção de que não foi assim, da noite para o dia que Maria passou a ser reconhecida como é nos dias atuais. Se bem que, sabemos; não é por todos e nem por toda religião que Ela é reconhecida. Mas isso é outra história. Que não sou eu que vou contar.rsrs

Esse livro apresenta a figura feminina mais importante de todos os tempos em seus diversos aspectos, muitos deles pouco conhecidos. Como correspondente da TV Globo em Jerusalém, Rodrigo Alvarez viajou por lugares sagrados e revirou documentos históricos para compor um amplo retrato de Maria.

A partir de numerosas fontes e das mais recentes descobertas arqueológicas, Alvarez reúne fatos e versões - às vezes bastante polêmicas - a respeito daquela que, ao dar à luz, dividiu a história em antes e depois.

Quem embarcar nesta viagem será testemunha de incríveis acontecimentos, muitos deles adormecidos em papiros, documentos proibidos ou até mesmo nas pedras da Terra Santa. Da infância de Maria à escolha do marido José. Da gravidez controvertida à fuga para o Egito. Das pregações do filho adolescente ao milagre nas Bodas de Caná.

Ricamente ilustrada, a obra traz histórias inesquecíveis: a freira que com suas visões indicou o suposto local de morte da Virgem; a Imperatriz que conspirou para que Maria fosse reconhecida como "Mãe de Deus"; as aparições em Guadalupe, Lourdes e Fátima; e a santinha de barro que virou padroeira do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!