segunda-feira, 9 de julho de 2018

Pinacoteca e Shopping Eldorado

Ontem foi dia de passeio em São Paulo. Conheci a Pinacoteca, o Shopping Eldorado e o Teatro das Artes – que fica no Shopping.
Nesta postagem vou falar da Pinacoteca e do Shopping. Na próxima sobre o teatro. Mais especificamente sobre a peça.
Saímos de casa às 12h rumo à São Paulo. Há tempos o Zé quer me levar para conhecer a Pinacoteca. Então aproveitou que a gente ia assistir a uma peça às 20h e fomos mais cedo, para passear pela cidade.
Antes de entrar na Pinacoteca fomos até a estação da Luz. Eu já estive nessa estação na década de 80. Fui de trem com a Silvana e o Ronaldo. Acho que foi quando fomos ver alguns shows (Kid Abelha, Metrô...) que aconteceram no estacionamento do recém- inaugurado Shopping Eldorado. Não tenho certeza! Mas isso é outra história.

Atravessamos a rua e adentramos na Pinacoteca. A gente tinha visto na internet que a entrada é R$ 6,00 e maiores de 60 anos não pagam. No fim, não estavam cobrando ingresso.
Passeamos pelas salas do primeiro e do segundo andar, olhando as obras. Um pequeno aviso. Eu não entendo nada de arte. Não tenho veia artística. Não sou criativa. Sendo assim, não farei comentários sobre os quadros e esculturas que estão em exposição. Quem entende e gosta vale a pena visitar a Pinacoteca. Mas, o que eu gostei mesmo foi do prédio. Todo de tijolinho à vista. Muitas portas e janelas. E uma ponte de metal ligando um lado ao outro. A Pinacoteca estava bem movimentada. Estranhamos porque vimos muitas crianças, depois entendemos o motivo. Tinha um espaço acontecendo atividades. E ali tinham bastantes crianças com seus pais - fazendo arte.rsrs

Saímos da Pinacoteca e passamos pela Praça da Luz. O Zé ficou encantado. Disse que em outras épocas não dava para entrar ali, porque era muito perigoso. A praça está bem cuidada. Tem algumas esculturas espalhadas por ela. Muitas pessoas. Algumas caminhando. Alguns sentados nos bancos desfrutando da sombra. Tinha um grupinho tocando violão e cantando.

Saindo da Praça o Zé quis me levar para conhecer a Cidade Universitária. Rodou, rodou até conseguir encontrar. Só que não pudemos entrar. Nem achei ruim. Eu já estava com fome.rsrsTambém... Não era por menos... Já passava das 15h.
Próxima e última parada do dia - Shopping Eldorado. Chegando lá, fomos direto para a praça de alimentação. Anda pra cá. Anda pra lá e resolvemos almoçar no Fogão Mineiro – self service. Sei que é Shopping. Sei que é São Paulo, mas achei que ficou carinho o almoço. Na hora de pesar vi que o quilo estava R$ 67,90. Os dois pratos deu R$ 58,00. E eu e o Zé não somos de encher o prato. Sabe por que eu acho caro? Porque onde eu almoço o quilo da refeição é R$ 37,90. Mas o pior ainda estava por vir.rsrs
Almoçamos e ficamos passeando pelo shopping, que estava bem movimentado. Muitas crianças. Por ser mês de Julho, estão acontecendo alguns eventos voltados às crianças. Paramos na Ofner para comer (dividir) uma bomba de chocolate. Depois, quando já era quase 18h decidimos sentar para tomar um café e aproveitar para ler mais um pouquinho do livro sobre o Caminho de Santiago de Compostela. Esse livro é um relato – dia a dia - de um peregrino. Como eu e o Zé pretendemos um dia fazer o caminho, começamos a pesquisar sobre o assunto. Escolhemos tomar café e conhecer o “Octavio Café”. Ouvimos falar desse café no radio – Nova FM.

Ficamos ali pelo menos uma hora. Tomamos um café cada. Se bem que do Zé tinha meia xícara. E uma água. Sabe quanto ficou? R$ 26,50. Eeita cafezinho caro. Mas o pior ainda estava por vir.rsrs

Saindo dali nos dirigimos ao teatro. Sobre ele e a peça conto na próxima postagem.