sexta-feira, 14 de março de 2014

E quem sabe o que é Aliá?


_ Você sabe qual é o feminino de elefante?
_ Elefoa. Elefanta.
_ Ah, mas tem um que você não sabe!
_ E tem mais?
_ Sim, mais um.
_ Então não sei mesmo!
_ Aliá.
_ Aliá???
_ Pois é... Zé Olímpio também é cultura.
_ Não fosse pela hora – já passava de 22 horas – e por eu estar indo escovar os dentes para depois ir dormir... Ia checar a veracidade dessa informação.rss
E eu, para não ficar pra trás e não deixar o assunto terminar ali. Afinal queria ganhar uma, perguntei:
_ E qual é o coletivo de elefante?
_ Manada.
_ De peixe?
_ Cardume.
 Agora esse eu acho que você não sabe!_ Qual é o coletivo de porco?
_ Sabia, mas agora não me vem à mente.
_ Pior que eu também esqueci.
Um silêncio quase que total (somente o som das cerdas roçando nossos dentes). 
_ Chiqueiro?rss
_ Por hoje pode ser.rss

***

Pesquisei alguns sites e em um deles diz: Atenção! Muitas pessoas afirmam que o feminino de elefante é elefoa. Esta afirmação está errada. As palavras certas são elefanta e aliá.
Professor Pasquale diz que é elefanta aqui.
Quanto à Aliá encontrei alguns lugares onde se diz que no Sri Lank, aliá é a fêmea do elefante

E para quem não sabe, ou esqueceu... O coletivo de porcos é vara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!