quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Raul Seixas: Eu Sou.

Dos oito episódios da minissérie "Raul Seixas: Eu Sou", que estou assistindo - e que estou amando - o que mais me impactou foi o sexto, que assisti hoje.

O título desse episódio é “Maluco Beleza” e a sinopse é essa: Após romper com Paulo Coelho, Raul Seixas forma parceria com Claudio Roberto e cria “Maluco Beleza”. Excessos ameaçam seu segundo casamento.  

Não sei nem como vou contar esse episódio, porque as cenas se misturam como em um sonho.  Ou seja, são imagens desordenadas. Vou tentar...

Uma das cenas é de Raul quando era criança. Ele se trancou dentro de uma geladeira (desligada) que ficava em um quartinho no fundo do quintal. Brincadeira de criança. Ele falou que ia se esconder e seu irmão deveria ir tirá-lo de lá. Mas o irmão o esquece. Só lembra porque a mãe começa a chamar por Raul. O desespero dela ao saber que ele estava dentro da geladeira. Dela e meu, que só não foi maior, porque eu sei que o Raul estava vivo.

Em outra cena, já nos tempos atuais Raul está dentro de um elevador. Essa cena eu já acho que é imaginação do Raul, ou simplesmente uma criação do produtor da série para nos contar algumas coisas que devia passar pela cabeça do Raul. No elevador estão o Raul e o ascensorista. Um senhorzinho que não percebe a presença do Raul. 

Nesse elevador, aparece Dom Quixote. Raul fica deslumbrado ao vê-lo. Diz que é fã da história dele. E Dom Quixote diz que, de tanto viajar acabou se distanciando da realidade. (É o que está acontecendo com Raul).

Depois aparece Lampião. Raul se empolga ao ver Lampião e diz que é muito fã dele e de todos aqueles que colocaram os poderosos para correr. E diz para Lampião que ele devia ter dado no pé. O que deixa Lampião furioso. Mas Lampião disse que quem teve a cabeça exposta na feira foi Virgulino Ferreira da Silva, e que Lampião segue muito vivo (acredito que ele quis dizer na memória do povo).

Jesus Cristo também apareceu. E Raul pergunta para Jesus: Valeu a pena tanto sacrifício? Jesus diz: Foi assim que todos me ouviram! E Raul diz pra Jesus que a maioria ouviu errado. Se Ele soubesse o tanto de besteira que o ser humano já fez nesse mundo. Jesus diz que cada um é dono do próprio juízo e que o Pai olha por tudo. E Raul pergunta se Deus sabe mesmo tudo que a gente faz. Que a mãe dele sempre disse isso para ele, e que saber disso o deixa atemorizado. Jesus desce na cobertura, número 033.

E por último aparece o Elvis Presley. Raul diz (tocando nele): a primeira vez que ouvi você, foi como um marco zero da minha existência, foi como escapar da prisão. Elvis agradece. E Raul comenta do figurino de Elvis. Diz que a versão está um pouco distante do que é. Elvis diz: Ninguém sabe como é estar nos meus sapatos de camurça azul. Agora fale e repita novamente: Ninguém sabe! E Raul diz: Pior que eu sei, bicho! Pior que eu sei!! Elvis desce na cobertura de número 042.

A cena do Raul menino, do Raul afundando na água olhando para cima e do elevador se misturam as cenas do tempo atual de Raul.

Ele havia marcado uma reunião com Menescal às 10h e aparece às 11h30min. Menescal fala para ele tomar um café, mas ele escolhe whisky. Raul diz para Menescal que vai para os EUA, mas na verdade ele está se mudando para a WEA, juntamente com Mazzola.

Conhecemos Claudio Roberto, novo parceiro de composição de Raul, que o chama de Claudete.

Raul está casado com Glória, mas continua saindo com Tânia. Uma moça que ele conheceu em uma festa, no episódio anterior. Raul é tão inconsequente que leva Tânia para a casa dele. Com Glória em casa. O encontro e a conversa das duas é um tanto angustiante. No fim, Glória deixa Raul e vai embora para o EUA com Scarlet (a filha deles).

No primeiro dia de gravação do Raul na nova gravadora, ele chega atrasado e arrastado. Um Pai de Santo vai até ele para limpar o corpo dele. Fica batendo com plantas no corpo de Raul e dizendo algumas palavras.

Quando Raul melhora, Mazzola pede para levarem café para ele. Quem leva é Angela (Kika), que trabalha no Depto de Novos Projetos do novo estúdio, e lógico que Raul passa uma cantada nela. 

Raul ouve na televisão a notícia da morte de Elvis Presley. Ele simplesmente enlouquece com a notícia e começa a quebrar tudo à sua volta, para desespero de Tânia.

O que me impactou nesse episódio, foi ver Raul se perdendo, inclusive; durante o episódio mais de uma pessoa falou diretamente para ele, que ele estava se perdendo. E sabe o que ele disse? "Eu não estou me perdendo, eu estou tentando me encontrar".

É fogo, porque a gente o vê se afundando nas bebidas e nas drogas. Cada dia mais magro. Brigando com tudo e com todos! E pior... Sofrendo por não estar se encontrando. Pra mim, esse foi um episódio angustiante. 

Judiação. Um homem tão talentoso. Quando ele compõe as músicas é fascinante. E nesse episódio, ver ele no estúdio cantando “Maluco Beleza” é apaixonante. Acho que é uma das músicas dele que eu mais gosto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!