terça-feira, 1 de julho de 2025

Ela só queria falar um "Oi"

Tem coisas que não são para mim. Trabalhar em RH é uma delas. Hoje faço a folha de pagamento, admissão, férias e rescisão. Mas só processo. A parte de conversar com os colaboradores, seja para admitir ou demitir, é com os gestores.

Eu sempre trabalhei em escritórios. A maioria pequenos. E quase não via alguém ser demitido. E quando era demitido ou pedia demissão, depois podiam ir ao escritório para visitar as amigas ou colegas de trabalho. Geralmente amiga, né? Porque colega NÃO tem um nível de aproximação que faz a pessoa querer visitar.rsrs

Onde trabalho atualmente é uma empresa e eu não me adapto muito bem ao sistema dela, que sei não é somente dela. Como o Zé diz, empresas grandes são assim.

Lembro que o Zé falou que quando ele foi demitido da Nestlé, que após receber o comunicado da demissão, uma pessoa do RH o acompanhou até a mesa e esperou ele juntar as coisas dele e sair. Onde estou hoje fazem isso. Por isso não fico tão surpresa. Ou chateada.

Mas hoje fiquei! Explico: Uma colaboradora que foi demitida, antes mesmo de terminar o período de experiência, foi na empresa para assinar os documentos. Eu a recebi, expliquei os valores e pedi para ela assinar.

Depois a Cíntia foi entregar uns papéis do convênio médico para ela assinar. Ela assinou e antes de ir embora perguntou se podia ir até a outra sala, para falar um “oi” para o pessoal. A Cintia falou que não. Fiquei chocada! E triste! Juro, deu um aperto no peito. Se é comigo, acho que iria embora chorando. 😪

É por essas e outras, que quando a Tati falou que iria ver de me registrar, eu falei que não quero. Trabalho porque preciso. Mas não preciso fazer parte (integralmente) de algumas coisas que não me agradam. E esse tratamento que dão a ex-colaborador, é uma delas.

Nossas figurinhas

Olha as figurinhas legais que o Victor criou ontem a noite e compartilhou no grupo do WhatsApp. Eu achei que ficamos bem parecidos. Não é difícil reconhecer cada um, pelas expressões e pelos hobbies. Amei todas!






Reconheceu quem é quem?

Seja agradável

Segredo nº 13

Seja uma pessoa fácil de lidar. Não brigue ou se zangue impulsivamente. A verdade pode ser dita e tudo pode ser resolvido com calma.

😃😃😃

Em uma manhã de sábado, Frank foi jogar golfe com seu amigo Mark, dizendo para sua esposa, Michelle, que estaria em casa por volta das duas horas e que sairiam à noite para jantar. Frank era um marido amoroso e dedicado, mas uma pessoa muito distraída. Após o golfe, Mark pediu a Frank que o ajudasse a consertar a porta de sua casa e depois lhe ofereceu um sanduíche. E assim a tarde se foi. A caminho de casa, Frank olhou para o relógio e ficou espantado de ver que já passava das cinco e preocupado porque não ligara para Michelle. Ela devia estar furiosa, brigaria com ele e tudo isso estragaria a noite.

Frank entrou em casa tenso, já na defensiva, pensando em várias justificativas para dar, mas em vez disso pediu desculpas à mulher e explicou o que tinha de fato acontecido. Michelle sorriu, puxou carinhosamente a orelha do marido, disse que tinha ficado aflita com a demora, mas agora sentia um grande alívio e queria comemorar com o jantar planejado. Juntos passaram uma noite feliz.

Os cientistas descobriram que adotar uma atitude positiva em relação às pessoas com quem convivemos é um dos critérios mais importantes para a satisfação pessoal. Quem opta pela rispidez e agressividade tem suas chances de felicidade reduzidas para menos da metade.

Glass e Jolly, 1997