terça-feira, 29 de julho de 2025

Danuza, Todo dia!

Esse livro eu comprei (em dezembro de 2024) para ler e depois doar. Já comprei com essa intenção. Porque ele está velhinho, velhinho. E porque não é um livro conhecido da Danuza. Não que eu conheça todas as publicações dela, mas foi o que me pareceu, no dia que comprei.

E como andei comprando outros livros – e a estante está ficando pequena – resolvi ler. Assim libero espaço. Comecei a leitura no feriado, dia 09 de julho. Terminei ontem.

O livro é o segundo dela. Foi publicado no ano de 1994, com 266 páginas, possui 125 Crônicas distribuídas em capítulos sobre: Cotidiano, Ela e Ele, Ser Humano, Sociedade e De Tudo Um Pouco

Apesar de terem se passado 31 anos, algumas crônicas continuam atuais. Muitas delas dizem respeito a Danuza e conhecidos dela. Outras são observações dela. Algumas crônicas sobre os acontecimentos da política e envolvendo políticos da época (em pelo menos duas ela cita o presidente Itamar Franco). Conforme lia relembrava alguns acontecimentos e cheguei à conclusão: o Brasil já foi pior. A gente que esquece!

Mesmo sendo o segundo livro de Danuza, ela já escrevia, algumas vezes usando e abusando do bom humor, e outras, de ironia. Ela dá dicas, conselhos e opina, algumas vezes de uma forma carinhosa, e outras, com muita firmeza – ou dureza. Essa é a Danuza! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!