sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Os Normais - 1a temporada

Ontem eu e Zé assistimos ao último episódio da primeira temporada da série “Os Normais”. Dessa vez estamos assistindo os DVDs. Comprei três temporadas e alguns aleatórios nas minhas andanças pelos bazares e sebos.

Os Normais” está também na plataforma “Globoplay”. Era por lá que a gente assistia, quando queria ver algo rápido, leve e comédia.

Acho que não tem quem não conhece a Vani (Fernanda Torres) e o Rui (Luiz Fernando Guimarães). Eles fizeram muito sucesso com essa série. Eu já devo ter assistido todos os episódios, pois assisto desde quando passava no canal aberto.

Essa temporada é do ano de 2001. Bastante tempo. Os dois mais jovens. E os vários atores que contracenaram com eles, também. O DVD contém dois discos com oito episódios cada. São episódios que duram a média de 30 minutos. Tinha dia que a gente assistia dois.

Assistir “Os Normais” é garantia de muitas risadas. E muitas vezes não dá para acreditar nas loucuras desse casal - Rui e Vani - que de “normais” não tem nada.  

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Trilha Sonora (novelas) - Coração Alado

E vou finalizar o mês com mais uma música da novela Coração Alado. Mas volto outra hora, pode apostar.rsrs

A escolhida é “Shine On”, composição de Billy Osborne/Jeffrey L.Osborne/Richard Kerr, interpretada pela banda L.T.D. (Love Togetherness & Devotion). Acho que depois da música Noturno, do Fagner, que foi o tema de abertura da novela, Shine On é a que ao ouvir já sei que é da novela Coração Alado. Antigamente a gente sabia bem de qual novela a música era trilha.rsrs

Ela é a quinta música dessa novela, que faço postagem, e a 82ª da “Trilha Sonora – Novelas”.

AQUI a música! 

A Luz do Passado em 'Shine On'

A música 'Shine On', interpretada pela banda LTD, é uma expressão lírica de nostalgia e desejo de retorno a um passado amoroso. A letra reflete a intensidade dos sentimentos do narrador por um amor que já não está presente, mas que permanece vivo em sua memória. A repetição do refrão 'Shine on yesterday' sugere um anseio para que os momentos felizes do passado iluminem o presente, trazendo de volta as sensações e a proximidade de um relacionamento que foi significativo.

O uso da metáfora 'Shine on' pode ser interpretado como um pedido para que os bons tempos passados continuem a brilhar e a influenciar positivamente a vida do narrador, apesar da separação. A música transmite a ideia de que, embora o tempo tenha passado, o amor e a conexão sentidos são tão fortes que o desejo de reviver esses momentos é quase palpável. O narrador expressa a esperança de que, de alguma forma, seu sonho de reencontro se torne realidade.

A canção também toca em temas universais como a perda, a saudade e a busca por conforto nas lembranças de um tempo mais feliz. Através de sua melodia suave e letras emotivas, 'Shine On' consegue evocar sentimentos de empatia no ouvinte, que pode se identificar com a experiência de querer reviver um capítulo especial de sua própria vida.

Fonte: https://www.letras.mus.br/ltd/459567/significado.html

Autoria: Janete Clair | Direção: Roberto Talma e Paulo Ubiratan | Período de exibição: 11/08/1980 – 14/03/1981 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 185

TRAMA PARALELA

A trocadora de ônibus Maria Faz-Favor (Aracy Balabanian) conquistou a simpatia dos telespectadores. Maria era uma mulher batalhadora, apaixonada pelo falso barão Von Strauss (Jardel Filho), um massagista que sonhava em se tornar colunista social. Von Strauss tentava se dar bem em todas as situações: enganava Maria Faz-Favor enquanto se envolvia com mulheres da alta sociedade.

Outras postagens dessa novela

Noturno - Fagner

All Out Of Love - Air Supply

Survive - Jimmy Buffett

The Winner Takes It All - Abba

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Eu vou, eu vou... Para a Itália este ano eu vou!

Ontem foi um dia para comemorar. E comemoramos, comendo nhoque recheado e brindando com uma taça de vinho. Uma não. Duas!

O motivo da comemoração? Zé fechou nossa – tão sonhada – viagem para a Itália.

Há dias estamos vendo e falando sobre isso. Checando nas agências. Conversando com um e outro. Convidando para ir junto. Ou, para aqueles que já foram, pedindo algumas dicas.

Escolhemos fazer a viagem por agência. Que vai nos buscar e levar em todos os lugares. Vai nos acompanhar do primeiro ao último dia. A agência é a Europamundo. Dica do Marcio, colega da academia. Ela é virtual. Possui muitos roteiros e é tudo muito organizado e detalhado.

Após escolhermos o roteiro, conversamos com a Rosana, outra colega da academia. Ela trabalha na Agência Vereda Turismo. Com ela o Zé fechou tudo, inclusive as passagens aéreas. Vai pagar em 12 suaves prestações. Não tão suaves assim.rsrs

Iremos no mês de setembro. Início da Primavera aqui. Início do Outono lá. Nossa viagem será de 16 dias.

E agora só nos resta... Aguardar... Aguardar... E aguardar. O dia chegar!

E se possível... Guardar... Guardar... E guardar. Din din para lá gastar.rsrs

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Fazenda Atalaia e Serra Negra

Zé mandou whatsapp falando sobre esse passeio. Disse que queria ir e perguntou se eu topava. Pergunta besta.rsrs

Na verdade, na maioria das vezes ele pergunta para saber se temos algum compromisso. Família grande.

Como falei que gostaria e dava para ir, ele falou de chamar minha mãe. Descartei essa possibilidade, porque minha mãe está na fase de não querer sair. Ainda mais que vai ficar o dia inteiro fora de casa. Zé chamou o Gabriel e o Edson. Nenhum dos dois teve interesse. Então fechou para nós dois. Quando cheguei em casa Zé me mostrou um vídeo contando a história da Fazenda Atalaia – e o que vamos fazer por lá no dia que formos. Para aguçar a minha curiosidade.rsrs



Excursão à "Fazenda Atalaia" e "Serra Negra"

Vamos conhecer os Queijos e o charme da famosa Fazenda Atalaia e aproveitar o resto do dia com um gostoso passeio em Serra Negra?

A Fazenda com seu queijo "Tulha" premiado internacionalmente (sendo o primeiro queijo medalha de ouro artesanal brasileiro) no World Cheese Awards em Sab Sebastian, na Espanha!

Teremos uma experiência onde será contada toda a sua história, sua trajetória, como é o processo para fazer os queijos e uma deliciosa degustação dos seus principais produtos.

Aprenderemos também sobre a expansão da cultura do café; a chegada da Ferrovia; o processo de exploração da mão de obra escrava e a respectiva ruptura com a mão de obra imigrante; a cultura construtiva e aquitetônica presente na fazenda; a difusão de idéias preservacionistas e de educação patrimonial, através do restauro da fazenda; a importância da ressignificação econômica de propriedades históricas, por meio da exploração do gado leiteiro respeitando a célula de origem da fazenda; faremos uma visita ao meliponário (abelhas nativas brasileiras sem ferrão); ordenha e manejo de animais (produção de leite);
e sala de maturação dos queijos.

Após a visita, tomaremos um gostoso café da manhã para conhecermos tudo o que a Atalaia tem a oferecer.

Em serra Negra, vamos passear livres pela cidade, fazer compras das famosas malharias, visitar a autêntica réplica da Fontana di Trevi, que é sensacional.

Data: 26 de Abril (Sábado) das 08h00 às 18h15

Roteiro:

- Saída de Campinas: 08h00
- Chegada na Fazenda Atalaia: 09h30
- Visita Guiada: 10h00 até 11h00
- Café da Manhã: 11h00 até 12h00

Café da Manhã:
*Leite da Fazenda
*Café coado
*Iogurte com granola e mel
*Manteiga fresca da fazenda
*Pães de fermentação natural
*Requeijão da fazenda
*Toast (ciabata da fazenda servida com queijo frescal do dia, tomatinho confitado e manjericão)
*Ovos da fazenda mexidos
*Pão de Queijo
*Suco de Laranja

- Saída para Serra Negra 12:30
Tarde livre para compras pela cidade, almoçar e curtir a cidade
- Saída de Serra Negra: 16h45
- Chegada em Campinas: 18h15

Preços da Excursão: R$ 396,00 por pessoa

Incluso na Excursão:

- Visitação e Café da Manhã na Fazenda Atalaia
- Transporte em Ônibus de Luxo
- Guias Acompanhantes

Local de Saída e Retorno Excursão: BelvePark Estacionamento: Rua Benjamin Constant, 1.916 - Cambuí.

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Café com Bruno e Victor

Ontem no final do dia, saindo da festa de aniversário de um ano do Isaquinho, fomos para o apartamento do Bruno e Victor.

Fui entregar os CDs que eles compraram e mandaram entregar no meu endereço. Bruno até falou de subir comigo, na sexta-feira após o expediente para pegar. Mas eu fui para a academia. Como sabia que eles estavam ansiosos para ver, coloquei no carro, para levar após a festa. A chácara era para o lado deles, então não custava. E eles tinham que me entregar uns DVDs e CDs que o Victor comprou pra mim. Ele foi durante a semana em uns Sebos.

Estava um calor insuportável. Mesmo assim aceitei um café. Ficamos conversando, ouvindo música, tomando café e comendo bolo, etc.

Enquanto a gente estava lá, choveu um pouco. Mas não foi o suficiente para molhar o chão e refrescar. Antes de anoitecer peguei meus DVDs e CDs e fomos embora.


Sobre meus presentinhos – achadinhos.

Os CDs de novela, o Victor mandou as fotos e eu pesquisei na minha lista, para ver se eu tinha. Não tinha. Pedi para pegar pra mim.

O CD da Ana Carolina, eu tenho o “Perfil Vol.1”, então quando vi que é o Vol.2, falei que queria. Mesmo sem saber as músicas que estão nele.rsrs Gosto dela.

Os CDs da Paula Toller e o DVD do Lenine o Victor comprou por conta dele. O Lenine, ele perguntou se conheço. Falei que sim e que gosto dele. E os CDs da Paula só vi a hora que peguei. Victor só falou que ia me dar CDs de uma cantora que ele sabia que eu curtia e que eu até tinha ido a show dela. Fiquei pensando quem seria.

E o DVD do Pet Shop Boys eu vi no trabalho do Bruno, a última vez que estive lá. E pedi para o Bruno reservar pra mim.

Eu ia comprar todos esses produtos, que ficou R$ 27,00, mas o Victor insistiu em querer dar para mim. Quase brigamos.rsrs Acabei aceitando.

E o CD da Cher? Eu comprei. Paguei R$ 30,00. Não ia comprar, mas o Victor me convenceu. E para convencer disse três palavras chaves: o CD é duplo. O CD é lindo. O CD é difícil de achar. E disse mais. Que eu ia gastar R$ 27,00 com os outros (que ele acabou me dando), então eu devia comprar o da Cher. Esse meu genro tem um poder de convencimento.rsrs

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Juntos e Misturados

Depois de ir ao aniversário do Isaquinho e no apartamento do Bruno e Victor, sobrou gás para assistir um filminho. E hoje escolhi essa comédia, que está no catálogo da Prime Vídeo. Sei que já assisti a esse filme. Lembro só dos atores: Adam Sandler e da Drew Barrymore. Praticamente mais nada. Ah! Lembro que dei bastante risada. E era isso que eu queria nessa noite de sábado.

Título original: Blended

Data de lançamento: 17 de julho de 2014 | 1h 57min

Direção: Frank Coraci

Elenco: Adam Sandler, Drew Barrymore, Bella Thorne

Genero: Comédia

Sinopse: Jim (Adam Sandler) é um viúvo que tem um encontro às cegas desastroso com Lauren (Drew Barrymore), que se separou há pouco tempo devido à traição do marido. Depois do ocorrido, a última coisa que desejam é se reencontrar. Entretanto, quando Jen (Wendi McLendon-Covey), a sócia de Lauren, desiste de uma viagem à África com o namorado e seus cinco filhos, surge a oportunidade para que Lauren desfrute do passeio ao lado de Brendan (Braxton Beckham) e Tyler (Kyle Red Silverstein), seus filhos. O que ela não esperava era que o namorado de Jen também negociasse o pacote com Jim, um de seus funcionários. Ou seja, Jim e suas três filhas encontram Lauren e seus dois filhos em um resort de luxo na África, tendo que dividir as mesmas dependências durante uma semana.




O que é mais legal no filme, é que Jim é pai de meninas, e Lauren é mãe de meninos. Ou seja, eles não têm muita habilidade no cuidado e educação. Por isso, os dias que passam juntos na África são propícios para um ajudar o outro com as dicas e mais ainda, ele se aproxima dos filhos dela. E ela, das filhas dele.

No resort tem também o apaixonado casal Ginger e Eddy. Eles vivem se agarrando e se beijando. E o filho dele, Jake, por quem Hilary, a filha mais velha de Jim, se apaixona.

E quem sempre, do nada, aparece cantando e dançando são os dançarinos do resort.

O filme é muito bom. Dei muita risada. Adam Sandler com a Drew Barrymore, são uma dupla imbatível. Juntos, garantia de um bom romance ou de muitas risadas. As vezes, os dois juntos

Festa de aniversário do Isaac

Hoje fomos na festa de aniversário de um aninho, do Isaquinho. Filho da Cíntia, colega de trabalho na Ivezoon. Foi ela que eu cobri a Licença Maternidade. 

Isaac completou na segunda-feira, dia 17. 

A festa foi na Chácara do Batata, no bairro Nova Esperança. A chácara tem uma excelente localização. Tanto que fomos bem tranquilos, sem trânsito e achamos fácil. Acabamos sendo uns dos primeiros a chegar. Que vergonha! Mas já passava trinta minutos do horário do convite.rsrs

Logo que entramos no salão, que é enorme, fomos cumprimentar a Cíntia, Isaac e o Rafael, marido da Cíntia. Peguei uma mesa bem no final do salão.  Por causa da ventilação. Desci para conhecer o outro espaço onde fica a piscina e a cobertura onde fica a churrasqueira, freezer e onde montaram a mesa com os pratos do almoço. Que já estavam prontos.





Fizemos nosso prato e almoçamos. Comida deliciosa. Peguei arroz, feijão, maionese, linguiça, frango e carne assada. E batata frita. Os refrigerantes nós levamos Coca cola, limoneto, suco verde e água. 

O pessoal foi chegando aos poucos. Era três da tarde e tinha gente chegando. Muitas crianças. O dia estava ótimo para uma piscina. E as crianças aproveitaram.


Isaac ficou pra cá e pra lá. Estava feliz. E olha que estava um calor irritante. Se irrita a gente que é adulto, imagina criança. Eu peguei só um pouquinho para tirar foto. 



Dali eu só conhecia a Cíntia, Isaac e a Eliane, mãe da Cíntia, que também trabalha na Ivezoon. 

Não foi ninguém mais da Ivezoon. Falo sobre isso em alguma outra postagem. 

Eu e Zé fomos embora era quase 17h. Porque sei que a bagunça ia até tarde. Estavam em família. Tinham mais que aproveitar. 

Saímos de lá e fomos para o apartamento do Bruno e Victor. Estava com uns CDs deles para entregar. 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Ingresso para o Paraíso

Noite de sexta-feira. Só de saber que não preciso acordar amanhã cedo, deu vontade de assistir um filminho. 

Procurei na Netflix, não encontrei nada que me agradasse. Fui para o Prime vídeo. E foi lá que vi esse filme. Chamou minha atenção os dois lindos: George Clooney e a Júlia Roberts. Dei uma lida na sinopse e gostei. Chamei o Zé e começamos a assistir.  

Título original: Ticket To Paradise

Data de lançamento: 08 de setembro de 2022 | 1h 44min

Direção: Ol Parker | Roteiro Ol Parker, Daniel Pipski

Elenco: George Clooney, Julia Roberts, Kaitlyn Dever

Gênero: Comédia, Romance

Sinopse: Ingresso para o Paraíso segue Lily (Kaitlyn Dever), uma jovem recém-formada na Universidade de Chicago que acompanha sua melhor amiga Wren Butler (Billie Lourd) em uma viagem de formatura para Bali. Lily se apaixona abruptamente por um local balinês, e decide se casar de forma impulsiva. A decisão inesperada da jovem faz com que seus pais, um casal divorciado (George Clooney e Julia Roberts), decida viajar às pressas para a ilha, para tentar impedir que a filha cometa o mesmo erro que eles cometeram, quando se casaram 25 anos atrás. Entre sabotagens e planos nem tão bem-sucedidos, o ex-casal fará de tudo para parar o casamento precipitado da filha, e esse empenho pode acabar aproximando novamente os dois, sendo uma oportunidade de repensar, a partir do casamento da filha, o próprio relacionamento.


O filme começa com David (Clooney) e Georgia (Roberts), cada um de um lado, contando o desastre que foi o relacionamento deles. Eles simplesmente não suportavam a presença um do outro. Mas foi a formatura e depois o casamento da filha, que os obriga a passarem mais tempo que o necessário, perto um do outro. E para azar dos dois, sempre eram testados. Por exemplo, no hotel, em Bali, foram colocados em quarto um ao lado do outro.rsrs

Elenco bom, dois jovens atores que eu não conhecia: Kaitlyn Dever (Lily)e Maxime Bouttier (Gede). Alias, tirando o George Clooney e a Julia Roberts, não conhecia mais ninguém. 

A gente fica procurando filmes com atores veteranos, pois geralmente são garantias de que o filme vai ser bom. Preciso me acostumar com a turma nova. Muita gente talentosa. 

Gostei muito do filme. Mais ainda de rever dois grandes ídolos que continuam maravilhosos. Agora, de tirar o fôlego é a fotografia. Que lugar lindo. O enredo bem legal. 

E para finalizar, vou contar que demorei um pouco para lembrar de onde eu conhecia o Paul, namorado da Georgia. Ele é o Gabriel da série "Emily em Paris". Na série ele faz um papel bem mais atraente. No filme é piloto de avião e um namorado apaixonado, bobo e atrapalhado. Quase que a profissão e a beleza dele não compensam.rsrs

Trilha Sonora (novelas) - Coração Alado

A novela Coração Alado tem muitas músicas lindas e inesquecíveis. Tantas que fica difícil escolher UMA para postar.  A vontade é de postar várias. E pra que passar vontade, né? Afinal aqui (no meu blog) eu posso fazer o que quiser. Sendo assim, para a postagem de hoje escolhi a romântica “The Winner Takes It All” interpretada pelo grupo “Abba”. Ela é a quarta música dessa novela, que estou postando, e a 81ª da “Trilha Sonora-Novelas”.

Ouça a música AQUI!

A Dor e a Resignação em 'The Winner Takes It All' do ABBA

A música 'The Winner Takes It All', do grupo sueco ABBA, é uma balada poderosa que fala sobre perda e resignação após o fim de um relacionamento. Lançada em 1980, a canção é frequentemente interpretada como um reflexo do divórcio de dois dos membros da banda, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, embora Ulvaeus tenha negado que seja autobiográfica. A letra descreve a sensação de alguém que foi deixado para trás, comparando o término de um relacionamento a um jogo onde há um vencedor e um perdedor.

A narrativa lírica é carregada de emoção e fala sobre a dificuldade de discutir o passado e a aceitação de que o que aconteceu agora é história. A metáfora do jogo é central na música, com a ideia de que 'o vencedor leva tudo' e o perdedor fica pequeno diante da vitória do outro. A canção também toca na questão do destino e da impotência diante das decisões dos 'deuses', ou seja, das forças que estão fora do nosso controle. A letra sugere uma reflexão sobre a justiça e a inevitabilidade do resultado, independentemente de quão doloroso ele possa ser.

A música também aborda a complexidade dos sentimentos após o término, questionando se a nova pessoa consegue preencher o espaço deixado, e expressa a saudade que ainda existe. Ainda assim, há uma aceitação das regras do 'jogo', uma resignação diante da realidade de que não se pode mudar o que aconteceu. A canção termina com uma espécie de despedida, onde o eu lírico expressa falta de confiança e não quer falar mais sobre o assunto, reforçando a ideia de que o vencedor leva tudo, e o perdedor deve aceitar sua derrota. 'The Winner Takes It All' é uma das músicas mais emocionantes e memoráveis do ABBA, tocando em temas universais de amor, perda e a complexidade das relações humanas.

Fontehttps://www.letras.mus.br/abba/63422/significado.html

Mais um pouco sobre a novela:

Autoria: Janete Clair | Direção: Roberto Talma e Paulo Ubiratan | Período de exibição: 11/08/1980 – 14/03/1981 | Horário: 20h | Nº de capítulos: 185

BASTIDORES

A novela foi a primeira a apresentar cenas de estupro (com a personagem de Vera Fischer, Vivian) e de masturbação (envolvendo a personagem de Débora Duarte, Catucha), o que agravou ainda mais os problemas da autora Janete Clair com a Censura e com o público.

Outras postagens dessa novela

Noturno - Fagner

All Out Of Love - Air Supply

Survive - Jimmy Buffet

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Achadinhos

Na madrugada do domingo o Bruno mandou uma lista com DVDs e CDs para eu ver se ia querer algum, ou alguns. É de um cara que eles descobriram não sei como. Inclusive ano passado nós compramos alguns produtos dele.

Deixei para olhar no domingo à noite. A lista tinha somente 9.852 itens. Muita calma nessa hora.rsrs

Na segunda-feira logo cedo eu enviei o que queria, para o Bruno. Ele já estava com a lista deles pronta. Eles pediram e mandaram entregar no meu endereço.

Chegou ontem. Eis o que eu comprei 👇



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Porta de Colégio

Estava passeando pelos blogs que sigo, e no “Veredas da Língua” li a crônica abaixo, que achei muito interessante. Profunda! Pedi licença ao professor para compartilhar aqui.

Passando pela porta de um colégio, me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era tocante. Por isto, parei, como se precisasse ver melhor o que via e previa.

Primeiro há uma diferença de clima entre aquele bando de adolescentes espalhados pela calçada, sentados sobre carros, em torno de carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles que transitam pela rua. Não é só o uniforme. Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo. Talvez não estejam. Vários já sofreram a pancada da separação dos pais. Aprenderam que a vida é também um exercício de separação. Um ou outro já transou droga, e com isto deve ter se sentido (equivocadamente) muito adulto. Mas há uma sensação de pureza angelical misturada com palpitação sexual, que se exibe nos gestos sedutores dos adolescentes. Ouvem-se gritos e risos cruzando a rua. Aqui e ali um casal de colegiais, abraçados, completamente dedicados ao beijo. Beijar em público: um dos ritos de quem assume o corpo e a idade. Treino para beijar o namorado na frente dos pais e da vida, como que diz: também tenho desejos, veja como sei deslizar carícias. Onde estarão esses meninos e meninas dentro de dez ou vinte anos?

Aquele ali, moreno, de cabelos longos corridos, que parece gostar de esportes, vai se interessar pela informática ou economia; aquela de cabelos loiros e crespos vai ser dona de butique; aquela morena de cabelos lisos quer ser médica; a gorduchinha vai acabar casando com uma gerente de multinacional; aquela esguia, meio bailarina, achará um diplomata. Algumas estudarão Letras, se casarão, largarão tudo e passarão parte do dia levando filhos à praia e praça e pegando-os de novo à tardinha no colégio. Sim, aquela quer ser professora de ginástica. Mas nem todos têm certeza sobre o que serão. Na hora do vestibular resolvem. Têm tempo. É isso. Têm tempo. Estão na porta da vida e podem brincar. Aquela menina morena magrinha, com aparelho nos dentes, ainda vai engordar e ouvir muito elogio às suas pernas. Aquela de rabo-de-cavalo, dentro de dez anos se apaixonará por um homem casado. Não saberá exatamente como tudo começou. De repente, percebeu que o estava esperando no lugar onde passava na praia. E o dia em que foi com ele ao motel pela primeira vez ficará vivo na memória.

É desagradável, mas aquele ali dará um desfalque na empresa em que será gerente. O outro irá fazer doutorado no exterior, se casará com estrangeira, descasará, deixará lá um filho – remorso constante. Às vezes lhe mandará passagens para passar o Natal com a família brasileira.

A turma já perdeu um colega num desastre de carro. É terrível, mas provavelmente um outro ficará pelas rodovias. Aquele que vai tocar rock vários anos até arranjar um emprego em repartição pública. O homossexualismo despontará mais tarde naquele outro, espantosamente, logo nele que é já um don juan. Tão desinibido aquele, acabará líder comunitário e talvez político. Daqui a dez anos os outros dirão: ele sempre teve jeito, não lembra aquela mania de reunião e diretório? Aquelas duas ali se escolherão madrinhas de seus filhos e morarão no mesmo bairro, uma casada com engenheiro da Petrobrás e outra com um físico nuclear. Um dia, uma dirá à outra no telefone: tenho uma coisa para lhe contar: arranjei um amante. Aconteceu. Assim, de repente. E o mais curioso é que continuo a gostar do meu marido.

Se fosse haver alguma ditadura no futuro, aquele ali seria guerrilheiro, mas esta hipótese deve ser descartada. Quem estará naquele avião acidentado? Quem construirá uma linda mansão e um dia convidará a todos da turma para uma grande festa rememorativa? Ah, o primeiro aborto! Aquele ali descobrirá os textos de Clarice Lispector e isto será uma iluminação para toda a vida. Quantos aparecerão na primeira página do jornal? Qual será o tranquilo comerciante e quem representará o país na ONU?

Estou olhando aquele bando de adolescentes com evidente ternura. Pudesse passava a mão nos seus cabelos e contava-lhes as últimas estórias da carochinha antes que o lobo feroz assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e na redoma, enquanto estão na porta da vida e do colégio. O destino também passa por aí. E a gente pode às vezes modificá-lo.

(Affonso Romano de Sant’Anna, in “Porta de colégio e outras crônicas”)

Aniversário Eliane

Ontem foi o aniversário da Eliane. Minha sobrinha e afilhada. Completou 43 anos de vida – intensa! Porque ela é pura energia! E muito alegre também. Estar ao lado dela é garantia de bons momentos.

Ela comemorou na Arena Paulínia, um espaço muito gostoso, e grande. Com churrasqueira, bar, lanchonete, restaurante, quadras de Vôlei, Futebol e Beach Tênis.

No convite ela avisou para ir com look esporte e chinelo, porque a mesa reservada era pé na areia.

Zé me pegou no trabalho e fomos direto. Chegamos e a Eliane, Gabriel e Felipe estavam sentados. Eu os cumprimentei e fui ao vestiário trocar a roupa.

Pedi uma saquerinha e para comer, tiras de filé mignon acebolado com pedações de pão e fritas.

Um pouco depois chegou a Elisangela e o filho, Davi. E mais um pouco depois, a Shirlei, Marquinhos e Andressa.

Ficamos sentados comendo, bebendo e conversando. E esperando também. A Eliane reservou a quadra por duas horas – das 20h às 22h.

Quando deu o horário ele foram jogar. A princípio Eliane, Gabriel, Felipe e Davi. Depois o Zé foi jogar. E por último fui eu. Estava um pouco receosa. Nunca joguei Beach Tênis.


Quando entrei na quadra a Eliane falou para o Gabriel dar uma breve aula para mim. Ele começou: isso é uma raquete e uma bola (mostrando os dois).rsrs Ensinou como eu deveria segurar a raquete e posição para bater na bola. Em seguida eu e Eliane ficamos treinando, até que começamos a jogar. De um lado eu e Felipe. Do outro, Eliane e Davi. Estava gostoso, mas a chuva começou a cair forte, então tivemos que parar.

Voltamos para a mesa e como a chuva estava bem forte, subimos para a parte mais coberta. E pra fechar com chave de ouro, bolo e docinhos da Sodiê. Delícia 😋 Cantamos parabéns. E na sequência, as fotos.


Estava tudo muito bom. Amei o lugar e tudo o mais. Pretendemos voltar mais vezes. Principalmente para jogar, porque quando eu estava começando a aprender e a gostar, começou chover forte.

E finalizo por aqui com os meus mais calorosos e sinceros votos de muitas felicidades e bênçãos de Deus na vida da Eliane. Porque ela merece!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Alvaro (Nego) no hospital

Como sempre faço toda manhã, ao sair da cama, peguei meu celular e os óculos. Vi que tinha alguma coisa no grupo dos "irmãos". Um segundo de apreensão. Abri para olhar. 

No início da madrugada a Silvana ligou. Eu não ouvi porque meu celular fica no silencioso. Em seguida ela mandou um áudio dizendo que o Nego tinha desmaiado no banheiro. E ela chamou o SAMU. Coitada! Imagino o desespero.

Provavelmente, ela conseguiu falar somente com a Adriana, porque um tempo depois a Adriana avisou que ficou com minha mãe e a Silvana estava com o Nego, no hospital. 

Domingo a tarde eu fui à casa da minha mãe, e ela e o Nego não estavam bem. Os dois tossindo muito. Ele, como sempre, bastante irritado. Por isso quando vi que tinha movimento no whatsapp do grupo do irmãos, fiquei preocupada.

As notícias, enquanto escrevi essa postagem são essas:

Pós-escrito de 20/02: Ontem era 14h45 a Silvana mandou mensagem dizendo que o Nego teve alta. E que mais tarde ela passaria mais detalhes. Eis o que aconteceu e o que vem pela frente:

Pós-escrito de 11/03: A Silvana conseguiu marcar consulta/exame para amanhã. Considerei até rápido por ser SUS. A apreensão maior, por enquanto, é para levar o Nego. E veja que não estou exagerando:


Pós-escrito de 12/03: Nego ficou na mente da minha mãe e Silvana, mas foi na consulta, para fazer o exame. Resultado: Não teve consulta. O médico faltou, pois está com COVID. Falar o quê!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Henrique na nova escola

Nada como o tempo...

Escrevi no final do ano o quanto estava triste e angustiada por ver que o Henrique não queria morar na casa que a Deborah e a mãe dela alugaram. Não pela casa. Nem pelo lugar. Henrique não queria sair do apartamento da Vila União. Falar em mudar de escola então. Era outro drama. 

Eu coloquei nas mãos de Deus, porque não havia nada que eu pudesse fazer. O que eu podia, fazia. Que era conversar com ele, tentando mostrar o lado bom das novas mudanças. 

Enfim, hoje ele começou na nova escola. Vai estudar das 12h30 às 17h30. É escola municipal. 

Achei bom os dois. Porque Henrique não gosta de acordar cedo. Quem será que ele puxou.rsrs

E onde ele estudava era municipal, então vai continuar no mesmo ritmo. Mesma grade curricular. Para ser sincera eu sempre gostei mais de escola municipal. 

Essa escola fica uns 12 minutos de caminhada. A Deborah disse que vai ver se consegue transferir o Henrique para uma escola que é mais perto. 

Outro transtorno. Espero que se for pra ser, que seja logo. Porque parece que Henrique gostou da escola.


Chegou assim na escola

Foi embora assim

Voltou saltitante para casa. Sinal que gostou. E assim eu fico feliz e aliviada. 


Saber agradecer

Você é uma pessoa que sabe receber elogios? Eu definitivamente não sei!

Domingo passado Victor surgiu com esse assunto. Comentou que ele fica sem ação quando recebe um elogio.  Coincidentemente eu também sou assim, falei para ele.

Ao receber um elogio, poderia – ou deveria – no mínimo dizer “obrigada”. Mas digo várias coisas. Menos isso. O exemplo que vou dar aconteceu com ele mesmo. Um dia ele comentou que eu estava elegante. Eu falei que a calça eu tinha comprado na Shopee e pagado menos de 50 reais. Geralmente eu quero que a pessoa que está me elogiando perceba que não é para tanto.

Falei que ia tomar mais cuidado com isso, pois posso passar por arrogante, ou mal-agradecida.  Mas, na verdade, eu fico sem graça.

Ontem aconteceu de novo. A Adriana me elogiou quando a gente estava na casa da minha mãe. Falou que eu estava com a pele do rosto bonita. Eu não agradeci. E falei que talvez fosse reflexo do cabelo que eu tinha feito a coloração no dia anterior, então pode ter destacado a pele. Aff. Cada desculpa. Tão mais fácil falar obrigada e pronto!

domingo, 16 de fevereiro de 2025

Domingo de manhã com Henrique

Danilo mandou mensagem ontem à tarde, querendo saber se eu ia no campo. Disse que ia levar o Henrique. Só não levaria, caso estivesse chovendo.

Falei que iria sim. Coloquei meu celular para despertar às 6h45, mas antes disso já acordei.

Cheguei no campo já vi o Henrique brincando com o Henrique. Ele ficou surpreso quando me viu. O Danilo não falou que eu ia. 

 

Brincamos um pouco de bola. Depois Henrique quis fazer aquecimento. Correu em volta do campo. E quis que eu também corresse. Três vezes.rsrs

Cansou e se deitou no gramado. Eu também me deitei. Ficamos olhando o céu, que estava limpinho. Deu até para ver alguns balões.


Chamei ele para irmos ver os saguis que estavam nas árvores que ficam na calçada.





Estava um sol muito forte. Ficamos procurando uma sombra pra gente se proteger.

Até que chegou o dono da lanchonete e assim fomos nos sentar na parte coberta. Henrique ficou vendo vídeos do filme "Velozes e Furiosos" no celular do Danilo.


Jogo terminou, me despedi deles e fui embora. Cheguei no apartamento em tempo de tomar um banho e ir à missa.