quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O Destino de uma Nação

Título Original: Darkest Hour
Data de lançamento: 11 de janeiro de 2018 (2h 06min)
Direção: Joe Wright
Elenco: Gary Oldman, Kristin Scott Thomas, Ben Mendelsohn
Gêneros: Histórico, Drama
Nacionalidade: Reino Unido
Sinopse: Winston Churchill (Gary Oldman) está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha nazista que pode significar o fim de anos de conflito.
Quase fui assistir a esse filme no dia da estreia. Queria... Mas tinha combinado com a Priscila um cafezinho em casa. Estava só aguardando ela confirmar. O que ela fez um dia antes.
Dias depois, assim que o Zé chegou de viagem eu falei que queria ir ao cinema. E quando ele soube de que se tratava, concordou de irmos. A gente conhecia um pouco da história do Winston Churchill da série "The Crown", por isso ficamos interessados no filme.
Combinamos que iríamos em uma terça-feira. Então ontem, o Zé me pegou na saída do trabalho. Fomos ver no Cineflix do Shopping Galleria. Tinha um horário bom e o preço melhor ainda. O Zé não pagou entrada (idoso), e a minha foi R$ 10,00 (meia).


No filme, além do Churchill conhecemos algumas figuras importantes nas decisões dele, e uma delas é nada mais nada menos que o Rei George VI (obs.esse é o terceiro Rei George VI que conheci no último ano. O primeiro na série The Crown, o segundo no filme “O Discurso do rei” ). A princípio o rei não gostou da ideia de ter Churchill como primeiro ministro, porém, com o tempo (e os almoços) passou a aceitá-lo melhor. Tanto que seu conselho foi fundamental para a tomada de decisão de Churchill. Na verdade reforçou o que Churchill já pretendia, mas precisava de um apoio. A esposa de Churchill também sempre presente, apoiando-o. 
Outra pessoa muito importante nessa fase da vida de Churchill foi a Srta.Layton (Lily James) – sua secretária (quando a vi fiquei tentando lembrar de onde a conhecia. Chegando em casa pesquisei e vi que ela é a Rose da série “Downton Abbey”). Bom, no primeiro dia a Srta.Layton foi dispensada por Churchill por ter deixado o espaçamento do texto diferente do que ele gostava. Ele tinha umas manias. Ou seja, para trabalhar para ele tinha que ter muita paciência, além de ser rápida na digitação e ter disponibilidade. Isso porque ele não tinha hora nem lugar para ditar seus discursos. Aos poucos a Srta.Layton acabou agradando Churchill, tornando-se uma aliada. Vou até me arriscar em dizer que ela se tornou amiga.



Uma das cenas mais impactantes do filme foi a do trem (imagem abaixo). Não sei se na vida real o primeiro ministro esteve em um trem. Lembro que na série The Crown ele foi ao hospital. Tenha ele pego um trem, ou ido a um hospital, o que ele queria era estar junto com o cidadão comum. Ver o que eles estavam passando ou sentindo com a guerra. E ele fez melhor... Pediu opinião dos cidadãos. Aliás, no filme ele citou os nomes. Será que foi verdade? Achando que sim, minha admiração por ele ficou maior.



Já pensaram aqui no Brasil nós vermos o Presidente, ou mesmo um Senador andando de ônibus? Ou aqui em Campinas, um político no hospital Mário Gatti? Se bem que, em período de campanha eleitoral a fim de angariar votos, essa seria uma cena possível.  
Filme muito bom! Para quem gosta de filme baseado em fatos reais. Ou que gosta de história, na telinha (ou telona) qualquer história fica mais interessante. 
Gostei também de ter ido ao cinema. Como faz tempo que não vou, não imaginei que os preços estavam tão bons. Em tempos de crise é uma alegria ver que não precisamos de muito dinheiro para fazer algo prazeroso.
Pretendo voltar logo para ver outros filmes que estão em cartaz. Fiz minha listinha: Extraordinário, The Post e Jumanji. Não sei se vou conseguir ver todos no cinema. Quem sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!