sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Tereza Batista

Terminamos de assistir a minissérie “Tereza Batista”. Assistimos em 03 etapas. Isso porque cada CD tinha duração de 03 horas. E olha! Não é fácil manter o Zé sentado por 03 horas, assistindo alguma coisa. Tem que ser algo muito bom. Mas ele conseguiu.rsrs
Eu ganhei o DVD de presente de Natal, do Bruno. O primeiro CD assistimos no dia 06 ou 07. Não lembro direito. O segundo no dia 14 e o último na terça-feira.
Eu amei rever Tereza e os outros personagens. Apesar do tempo que eu assisti – ela foi exibida na TV em 1992 - até que eu me lembrava de bastante parte.  E as músicas da trilha sonora? Inesquecíveis! Eu cantarolava tanto a música da abertura que hoje sei “de cor e salteado”. Acredito que a partir dessa série que me tornei fã da família Caymmi. Tanto que comprei um CD que o nome é “Caymmi em família”. Bom, mas não estou aqui para falar da família Caymmi e sim de Tereza Batista.


Sinopse (extraída daqui):
Minissérie é uma adaptação do romance Tereza Batista Cansada de Guerra, de Jorge Amado. Nascida na cidade de Cajazeiras, Tereza Batista (Patrícia França), ainda criança, é vendida por sua tia Felipa (Maria Gladys) para o temido capitão Justo (Herson Capri). Colecionador de meninas, o capitão encontra em Tereza alguém que não se intimida, mesmo sendo maltratada e violentada.
Por saber ler e escrever, Tereza passa a trabalhar no armazém de Justo, onde conhece e se apaixona por Daniel (Hugo Gross), seu primeiro amor. Após ser flagrado pelo capitão, o casal sente-se ameaçado e acaba por matá-lo. Presa, ela vê Daniel negar a cumplicidade no crime, afirmando que fora seduzido pela jovem. O rapaz torna-se, também, sua primeira decepção amorosa.
Sua libertação da cadeia só acontece em função da intervenção exercida pelo advogado Lulu dos Anjos (Othon Bastos). É através dele também que Tereza conhece o rico coronel Emiliano (Jorge Dória), com quem passa a viver um amor tranquilo e seguro. Emiliano, no entanto, morre subitamente, e Tereza sai da casa do coronel sem levar nada, tão pobre quanto entrou. 
Sem opções, Tereza Batista procura Veneranda (Zilka Sallaberry), uma cafetina, e passa a se prostituir. Mantendo o caráter e a personalidade firmes, assume a liderança das colegas de profissão na formação de um verdadeiro exército, que se mobiliza para conter os avanços da peste que invade a cidade e para tratar os contaminados. Tereza se mantém forte até mesmo quando o médico Oto Espinheira (Jayme Periard), com quem se relaciona, foge covardemente da cidade.
Dentre todos os amores que tivera, Tereza nunca conseguiu esquecer o pescador Januário Jereba (Humberto Martins), por quem foi defendida das garras de Justo quando ainda trabalhava no armazém. Os dois se reencontram, mas Jereba, casado, não tem coragem de deixar sua mulher. Tereza compreende sua decisão, mas decide sair de Cajazeiras rumo a Salvador, onde se torna cantora de cabaré.
Na capital, Tereza une-se aos protestos de amigas prostitutas contra as medidas tomadas por um delegado local, que exige a desapropriação de suas casas. Em meio a sua luta, Tereza Batista recebe a notícia de que Jereba havia morrido, após o barco em que estava ter colidido com um petroleiro.
Deprimida com a notícia da morte do pescador, Tereza acaba cedendo à insistência de Almério das Neves (Stepan Nercessian), um homem bom e apaixonado por ela. No dia do casamento, no entanto, Jereba reaparece.  Ele conta que havia saído do barco um mês antes e já estava em Lima quando soube do acidente. Assim, os jornais acabaram por divulgar uma lista errada das vítimas.
Vestida de noiva, Tereza Batista parte para uma ilha deserta com seu amado.
Quando toma conhecimento da fuga da noiva, Almério, tomado por um profundo altruísmo, pede que a comemoração seja ainda em prol da felicidade de Tereza, que, enfim, estava vivendo seu verdadeiro amor.

***
O que eu não lembrava é que Tereza se metia em tudo o que via de errado, na tentativa de consertar. Fosse com ela, ou não o ataque - o problema - ela tomava as dores. Partia pra cima!
A minissérie mostra também muito o lado dos poderosos - os fazendeiros e os políticos. Eles usam e abusam do poder. Achei interessante também que uma das falas do personagem do ator Mauro Mendonça, ele diz que o povo não pode ser culto (ter estudo), pois, sendo; ficaria ruim para os políticos. E pensar que 25 anos depois, eles continuam pensando assim! E depois dizem que o mundo evoluiu.
O que eu não gostei muito foi do cenário. Salvador e arredores. Achei tudo muito judiado. Talvez – provavelmente – porque Tereza vivia no meio das prostitutas foi mostrado mais os lugares sujos. Enfim, Bahia é um lugar que eu tenho vontade de conhecer, mesmo que as pessoas digam que as ruas de lá tem mau cheiro (urina).
Comentário a parte, do Zé é que ele reparou que a Tereza escreve (segura no lápis) igual a mim. É que eu seguro diferente. Segundo o meu pai... Errado.rsrs
Acho que não tenho muito mais a comentar. Só que já estou com saudades de todos! Afinal passamos 09 horas juntos. Bom que eu tenho o DVD. Quando quiser vejo novamente! E o CD para ouvir as canções e relembrar as cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!