sexta-feira, 25 de junho de 2010

Batizado da Eduarda


E o grande dia chegou! O batizado da Eduarda.
Aconteceu hoje, na igreja Nossa Senhora do Rosário – Chapadão, às 20h. Eu e o Bruno fomos os padrinhos.
Como frequento as comunidades, achei interessante que nesta igreja não é exigido que os pais assistam a missa, que no caso iniciou às 19h. Dizem que a criança pode ficar estressada de ficar muito tempo na igreja. E isso ocorre muito mesmo. Então para a missa fomos somente eu, Bruno e Sergio.
A Karen chegou trazendo a Eduarda um pouco antes das 20h. Quem as levou até a igreja foram a Eliane e o Gabriel. Aliás, aproveito o ensejo para dizer que a Eliane está grávida do seu primeiro filho.
Correu tudo bem... Tirando o nervosismo meu e da karen com receio da Eduarda chorar, isso porque ela estranha as pessoas (inclusive eu) e os lugares. O Bruno disse que ficou nervoso também, principalmente no momento em que o padre pede para o padrinho para ir acender a vela no Círio Pascal que fica no altar. Eu não percebi que ele estava nervoso. Espero que o pessoal não tenham percebido o meu nervosismo também.
Eu estava um pouco cansada, afinal é sexta-feira. E hoje também teve jogo do Brasil pela Copa do Mundo - Brasil x Portugal - às 11h (deu empate). Não que eu tenha jogado, mas sou uma torcedora que só falta entrar em campo.rsrs E também estou trabalhando em ritmo acelerado, pois tenho somente mais uma semana antes de começar as minhas férias.
A cerimônia foi muito bonita. Não me lembrava mais de como era, até porque o último membro da família a ser batizado ainda bebê, já deve ter mais de 15 anos. Mas foi assim:
1º - O padre fez um sinal da cruz na testa da Duda e os pais e padrinhos fizeram igual, pronunciando “Eduarda seja bem vinda”;
2º - O padre fez sinal da cruz com o óleo bento no peitinho da Duda;
3º Diante do altar, eu segurei a Duda deitada, o Bruno colocou a mão sobre o peito dela e o padre jogou água benta na testa dela;
4º O padre fez o sinal da cruz na testa da Duda com o óleo;
5º - O padrinho acende a vela no Círio e todos seguram na mesma (pais e padrinhos) e entregamos para a Duda, apagando a vela em seguida;
6º - Agora o último momento eu não esperava. Muito lindo! O padre pede para os pais e padrinhos subirem com a criança até o altar. O pai segura a criança, entregando-a à Nossa Senhora. Cena muito linda de ver. As crianças todas suspensas. Algumas não gostaram e choraram. A Eduarda, inclusive.rsrs
Na cerimônia estavam presentes: Alexandre, Nilda, Daniele, Gustavo, Eliane, Gabriel, Shirlei, Marquinho, Andressa, Adriana, Henrique e a vó Tieco.
Depois de muitas fotos e a Eduarda quase implorar (em forma de choro) para irmos embora, fomos todos para o apartamento do Sergio e Karen, onde tivemos um maravilhosos jantar. A Nilda foi buscar o Marcos, que não pode estar presente na cerimônia, pois tinha compromisso na sua comunidade. Mas ele pode compartilhar conosco do jantar e dessa alegria de ter batizado a Duda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!