Título original: The Kite Runner
Data de lançamento: 14 de dezembro de 2007 | 2h08min
Direção: Marc Forster | Roteiro David Benioff
Elenco: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Ahmad Khan Mahmidzada
Gênero: Drama
Sinopse: Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan
Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a
vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de
ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas
após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para
tentar consertar o ocorrido em seu passado.
Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-57735/
| Hassan e Amir |
| Hassan |
Como o filme é de 2007, muita gente já
assistiu, então não vai ter problema eu contar o filme. Sendo assim, abaixo vou
transcrever A TRAMA, que tirei DAQUI!
Em São Francisco , no ano 2000, o escritor afegão-americano Amir Qadiri e sua esposa, Soraya, observam crianças soltando pipas. Ao chegar em casa, Amir recebe um telefonema de Rahim Khan, um antigo amigo e sócio de seu pai, que agora reside em Peshawar, no Paquistão .
Em Cabul , em 1978, Amir, de 10 anos, é filho de um rico filantropo e iconoclasta pashtun , conhecido localmente como Agha Sahib , a quem Amir chama de "Baba". Seu melhor amigo, Hassan, é filho de Ali, um hazara que serve há muitos anos a Baba . Amir participa de batalhas de pipas , e Hassan é seu responsável pela linha e "corredor de pipas", capaz de prever com precisão onde as pipas soltas vão pousar e com uma mira mortal com um estilingue . No aniversário de Hassan, Amir lhe dá de presente um estilingue fabricado nos Estados Unidos.
Numa competição de pipas, Amir quebra o recorde do pai de 14 "mortes", e Hassan corre atrás da última pipa derrotada. Amir encontra Hassan encurralado num beco sem saída por Assef e sua gangue. Assef exige a pipa de Amir, mas Hassan se recusa, então eles o espancam e estupram .
Amir observa, com medo demais para intervir. Consumido pela culpa, ele então evita Hassan. Quando Ali e Baba perguntam a Amir sobre o comportamento estranho de Hassan, ele finge ignorância. Amir pergunta a Baba se ele algum dia substituiria Ali e Hassan e é repreendido com raiva.
Chateado com o incidente, Amir não consegue aproveitar sua festa de aniversário de 11 anos. No dia seguinte, ele faz parecer que Hassan roubou seu relógio de pulso de aniversário e Hassan assume a culpa. Embora Baba o perdoe rapidamente, Ali se sente desonrado e imediatamente pede demissão, para grande desgosto de Baba.
Em junho de 1979, quando a União Soviética invadiu o Afeganistão , Baba e Amir fugiram para o Paquistão dentro de um caminhão-tanque de petróleo, deixando Rahim para cuidar da casa.
Em 1988, Baba administra um posto de gasolina em Fremont, Califórnia , e tem uma barraca em uma feira de rua semanal. Amir, que se formou na faculdade comunitária local, trabalha com Baba. Um dia, na feira, Baba o apresenta ao General Taheri, um pashtun e ex-oficial do exército afegão. Quando Amir vê a filha de Taheri, Soraya, ele se interessa e lhe entrega uma história que escreveu, mas o General a confisca.
Logo depois, Baba é diagnosticado com câncer de pulmão terminal . Amir pede que ele peça a mão de Soraya em casamento ao General Taheri, o que Baba faz. Durante um passeio, Soraya conta a Amir que os Taheri tiveram que se mudar da Virgínia por causa dos boatos que circularam depois que ela fugiu para viver com um homem pashtun. Seu pai a buscou e eles se mudaram para a Califórnia . Amir fica chocado, mas ainda assim declara seu amor e eles se casam. Baba morre pouco tempo depois.
Em 2000, Rahim convence Amir a visitá-lo no Paquistão para fazer as pazes. Em Peshawar, Rahim, à beira da morte, conta a Amir que havia pedido a Hassan que voltasse, o que ele fez, levando consigo a esposa e o filho, Sohrab. Mais tarde, Rahim fugiu para o Paquistão, deixando a casa para Hassan e sua família. Após a guerra civil , o Talibã assumiu o poder e exigiu que Hassan desocupasse a casa. Ele se recusou, então o executaram, juntamente com sua esposa, e Sohrab foi levado para um orfanato.
Rahim insiste para que Amir retorne a Cabul para encontrar Sohrab e entrega-lhe uma carta escrita por Hassan, que aprendeu a ler e escrever sozinho. Amir recusa, até que Rahim revela que Amir e Hassan são meio-irmãos: Hassan é fruto de um caso entre o pai de Amir e a esposa de Ali.
Amir, usando uma barba falsa para se adequar às exigências do Talibã, procura por Sohrab em um orfanato em Cabul, mas descobre que ele foi comprado por um oficial do Talibã. Ao marcar um encontro na casa do oficial, ele se surpreende ao descobrir que seu assistente é Assef, que reconhece Amir. Assef apresenta Sohrab como seu dançarino e espanca Amir por este ter pedido para levar Sohrab para os Estados Unidos. Sohrab pega o estilingue de Hassan e atira em Assef, acertando-o no olho. Sohrab e o ferido Amir fogem para Peshawar, onde descobrem que Rahim morreu, deixando uma carta para Amir.
Em São Francisco, Amir e Soraya acolhem Sohrab em sua casa. Amir ensina Sohrab a empinar pipas e se oferece para ser o "corredor" de Sohrab. Enquanto Amir corre para buscar uma pipa derrotada, ele repete para Sohrab o que Hassan lhe dissera quando eram meninos: "Por você, mil vezes."

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!