sábado, 16 de janeiro de 2010

Você Acredita em Pesquisas?

Você vai abrir um restaurante? Uma boca de fumo? Vai se candidatar a senador, a homem-bomba, a miss? Vai trazer a pessoa amada em três dias? Seja qual for o caso, faça uma pesquisa. Se em vez de ficar conversando com cobra, Adão tivesse consultado um instituto de pesquisas, podia ter deixado a maça quietinha, comido um jiló e a gente estava no paraíso até hoje. Deus mesmo, se não fosse tão onipotente, podia ter consultado o Datafolha sobre a criação do universo. Não é por nada não, mas bota água em Júpiter, com aquele tamanhão todo, e vê o que dá pra fazer de civilização lá dentro. Sem falar que de noite ainda tem quatro luas no céu pra gente olhar. E duvido que uma pesquisa entre todos os seres vivos fosse apontar os humanos pra crescer e se multiplicar. Nós não sabemos voar, não conseguimos viver embaixo d'água, somos completamente incapazes de dormir por seis meses e não conseguimos nem cair sempre em pé de qualquer altura. Quem ia votar na gente pra ser a raça superior do planeta? As pesquisas também podiam ter ajudado a História. imaginem essa carta-resposta do Ibope: "Caro senhor Che, em resposta a pesquisa encomendada, informamos que a Bolívia ficou em vigésimo lugar quanto a possibilidades revolucionárias, sem falar na desvantagem de não ter mar pra se fugir de barco se tudo der errado." Ou ainda: "Exmo. Sr.Jesus, nossas pesquisas recomendam que o Senhor diminua o número de convidados para a ceia da próxima semana. Um por cento dos apóstolos quer lhe pegar pra Cristo." Mas isso tudo é passado. Agora mesmo nós, do Data-Amigos, estamos aqui na avenida Paulista pesquisando. E vamos aos primeiros resultados. Sobre a confiança da população na polícia, por exemplo, 98% dos entrevistados olharam pra um lado, pro outro e responderam que é claro que confiam, imagina! E só 2% fugiram correndo.Não é uma beleza? Quanto à gripe suína, todos os entrevistados iam responder que estavam tranquilos, mas como eles não tiraram as máscaras, não conseguimos entender as respostas. E, por fim, perguntamos se a população acredita na moralização do Legislativo e do Judiciário brasileiros. E 100% dos entrevistados ainda não conseguiram parar de rir.

César Cardoso é 100% escritor.

Postagem autorizada por César Cardoso que tem uma coluna na revista Caros Amigos e o blog "Patavina's". Texto publicado na edição de Junho/2009.

4 comentários:

  1. Muito bom! Se fossem me pesquisar para saber se já fui pesquisado alguma vez, diria que não, mas pra quê servem as pesquisas mesmo?

    Também curti muito seu Blog. Ganhou mais um seguidor.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá meninos!!

    Roberto, respondendo a sua pergunta(minha opinião). Eu acho que elas servem para ajudar a pessoa decidir que direção tomar sobre algo, entende?
    Será que consegui me expressar?

    Que bom que gostou do blog, estou tentando, sou iniciante, mas estou gostando.

    Volte sempre!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Margô! Também sou iniciante no Blog! O texto do César Cardoso foi muito sarcástico em relação às pesquisas e eu entrei na linha do pensamento dele. Tem pesquisa pra tudo, como se fosse horóscopo. Beijos, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!