quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O Urso Faminto

De folga esta semana, resolvi fazer uma faxina no meu PC e fuçando encontrei nos meus arquivos esta mensagem, me lembrava dela mas não com todas as letras, sei que a mesma me ajudou muito em um dos momentos mais difíceis da minha vida, minha separação. Uma mensagem triste, porém triste mesmo é quando percebemos que estamos aprisionados a uma situação que nos deprime, nos entristece e não conseguimos nos libertar.

Vou deixá-la aqui, para me lembrar que tenho que me libertar de algo, ou melhor, alguém.rss


E começa assim: Certa vez, um urso faminto perambulava pela floresta em busca de alimento. A época era de escassez.
Porém, seu faro aguçado sentiu o cheiro de comida e o conduziu a um acampamento de caçadores.
Ao chegar lá, o urso, percebendo que o acampamento estava vazio, dirigiu-se para uma grande fogueira ainda ardendo em brasas e dela tirou uma enorme tina de comida.
Quando a tina já estava fora da fogueira, o urso a abraçou com toda sua força e enfiou a cabeça dentro dela, devorando a comida.
Enquanto abraçava a tina, começou a perceber algo lhe atingindo.
Na verdade, era o calor da tina que o estava queimando.
Ele estava sendo queimado nas patas, no peito e por onde mais a tina encostava.
O urso nunca havia experimentado aquela sensação, interpretou as queimaduras pelo seu corpo como uma coisa que queria lhe tirar a comida.
Então, começou a urrar muito alto.
E, quanto mais alto rugia, mas apertava a tina quente contra seu imenso corpo.
Quanto mais a tina quente lhe queimava, mais ele apertava contra o seu corpo e mais alto ainda rugia.
Quando os caçadores chegaram ao acampamento, encontraram o urso, praticamente sentado, recostado a uma árvore próxima a fogueira, segurando a tina de comida.
Ele tinha tantas queimaduras que o fizeram grudar na tina e, seu imenso corpo, mesmo morto, ainda mantinha a expressão de estar rugindo.

Quando terminei de ouvir esta história do mestre Jomano, percebi que, em nossa vida, por muitas vezes, abraçamos certas coisas que julgamos ser importantes.
Algumas delas nos fazem gemer de dor; nos queimam por fora e por dentro, e mesmo assim, ainda as julgamos importantes.
Temos medo de abandoná-las e esse medo nos coloca numa situação de sofrimento, desespero.
Apertamos essas coisas contra nossos corações e terminamos derrotados por algo que tanto protegemos, acreditamos e defendemos.
Para que tudo dê certo em sua vida, é necessário reconhecer, em certos momentos, que nem sempre o que parece salvação vai lhe dar condições de prosseguir.
Tenha a coragem e a visão que o urso não teve.
Tire do seu caminho tudo aquilo que faz seu coração arder.
Solte a tina, solte a tina...
Quando soltá-la, perceberá que você pode libertar-se e que, com certeza, tudo vai dar certo...

César Romão, do livro "Tudo vai dar certo"

E aqui me despeço de todos com o desejo de que tenham uma maravilhosa passagem de ano!!
Nos vemos em 2011!! Beijooooooooooo

7 comentários:

  1. Bela mensagem Margô, e ela fala da nossa necessidade de renovação de clarificar a nossa vida.Precisamos as vezes lidar com as pequeninas coisas, as coisas que nos desagrada, por causa de regras de gentilezas e temos a tendência de não responder a elas assim vamos acumulando, até ficarmos inseguros, adiamos o confronto e nos tornamos passivos. Nada há de errado em ser polido, mas temos que demostrar e expressar as nossas insatisfações.A vida é um espaço sagrado e as vezes precisamos gritar para libertar de nossas frustrações.Geralmente nas comunidades africanas haviam um ritual chamado em que a mulher e o homem sentam -se de costas ambos procura envocar o espirito e cada qual conta suas explicações, a dor com certeza aumenta e a pessoa tende a explodir, pois todos falam de sua dor e na verdade ninguém escuta ninguém.Depois de tudo vem a calma.É como se houvesse a tempestade e depois surgisse o Sol.Na cultura dagara o sim uma vez não é suficiente para manter o próximo eternamente.Fora deste ritual uma pessoa sempre culpa a outra.
    Desejo que o sonho de um ano de prosperidade realiza-se pra você. Abraços sinceros

    Manoel Messias Pereira

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Tia...adorei o Blog,muito legal a mensagem.Nesse meu Blog de agora falo e mostro mais de coisas que eu uso daki,de alguns lugares,n falo muito de mim ou minha vida.É bem ligth.O outro que eu tinha era mais um diário mesmo,mais o love acabou vetando ele...rs.Agora esse por enqto vai indo.Um Felizzz Ano Novo que a Tia supere td e todos.E que nesse ano k se inicie procure olhar somente o presente e futuro,pois o k passou n importa mais.Que a Tia consiga perdoar,se elevar internamente e ser muito Felizzzz.
    Mil bjokas e fique com Deus.Que ele continue iluminando,protegendo e guiando a Tia para o caminho da luz.
    É o k desejo de coração.Muitas saudades...

    ResponderExcluir
  3. Manoel, interessante o que você fala do ritual da comunidade africana. Aqui é mais ou menos a mesma coisa, só não ficamos de costas, o desabafo é frontal mesmo.rss
    Sabe, o que eu tenho aprendido ao longo dos anos e mais ainda depois que me vi sozinha é que as pessoas, cada uma está mais preocupada com seus problemas, poucos tem a capacidade de realmente escutar o próximo e principalmente se solidarizar com ele.
    E assim vamos vivendo, um dia após o outro.
    Manoel, agradeço por você ter feito parte do meu finalzinho de 2010 e espero poder continuar contando com sua amizade em 2011!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Geiziane, agradeço a visita!
    Estou indo.... rss

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ellen, obrigada pelos conselhos, vou me lembrar! Mas não estou presa à quem você pensa não, nem mesmo a situação que passou, isso já superei.rss
    Tenha um ótimo ano e também sinto Saudades!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei dessa mensagem, lendo ela eu comecei a imaginar a cena toda, tem um final triste mesmo, se ele tivesse soltado a tina ainda estaria vivo... Como a senhora disse, nos faz sofrer, gemer de dor, essa Tina também nos mata, espiritualmente. Mas continuamos vivos para perceber, onde estamos errando, porque esta sendo difícil, porque esta machucando e tentar encontrar a saída e perceber que o que pensamos que é bom as vezes pode não ser...

    Beeijos
    Obrigado pelo texto de reflexão, e se estiver meio confuso aí não liga não, to com pouquinho de sono. Rs

    ResponderExcluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!