terça-feira, 5 de agosto de 2025

O Bem-Amado - Minissérie

Começamos assistir essa minissérie ontem a noite, logo após o jantar. Zé que começou a falar de séries brasileiras. Contou que assistiu algumas (e citou os nomes) e gostou. Que, se pudesse queria rever. Ele falando e eu pesquisando no Globoplay. Ele animou quando falei da minissérie “O Bem Amado”. Ele queria a versão com o Lima Duarte ou com o Paulo Gracindo, mas quando falei o número de episódios, ele optou pela mais curta, com o Marco Nanini. Essa minissérie é uma adaptação do filme lançado em 2010.

Baseada no original de Dias Gomes, 'O Bem-Amado' é uma sátira política que tem como protagonista Odorico Paraguaçu.

Roteiro: Guel Arraes e Claudio Paiva, baseado em original de Dias Gomes

Direção: Guel Arraes

Período de exibição: 18/01/2011 – 21/01/2011

Horário: 23h | N° de capítulos: 4

Trama Principal:

Odorico tem entre seus fiéis aliados o assessor Dirceu Borboleta (Matheus Nachtergaele) e as irmãs Cajazeiras – Doroteia (Zezé Polessa), Dulcineia (Andréa Beltrão) e Judiceia (Drica Moraes), três fogosas solteironas que escondem ser suas amantes. O político enfrenta a oposição de Vladimir (Tonico Pereira), dono do jornal local, e de seu repórter Neco Pedreira (Caio Blat), que é apaixonado por Violeta (Maria Flor), filha do prefeito. Odorico Paraguaçu faz várias tentativas de arranjar um defunto. Entre elas, acolher o moribundo Ernesto (Bruno Garcia), primo das irmãs Cajazeiras, na esperança de que ele morra e seja enterrado na cidade. Sob os cuidados especiais de Judiceia, porém, Ernesto se recupera totalmente. Diante da inexistência de um morto sequer para estrear sua obra, o prefeito, então, contrata o temido matador Zeca Diabo (José Wilker) para dar conta do recado.

Curiosidades:

'O Bem-Amado' foi filmado na cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas.  A minissérie era uma versão para a televisão do longa-metragem 'O Bem-Amado', lançado em 2010, dirigido por Guel Arraes e roteirizado por ele e por Claudio Paiva, com base no original do escritor Dias Gomes. O filme, levado ao ar em quatro capítulos, foi reeditado, ganhando 26 minutos a mais do que os 107 originais feitos para o cinema, novo ritmo e maior destaque das tramas paralelas. A versão de Guel Arraes para a história de Dias Gomes fazia uma analogia da trama, ambientada nos anos 1960, com o contexto político brasileiro à época, mostrando imagens da renúncia do presidente Jânio Quadros e da ascensão do vice João Goulart à presidência. E terminava com imagens dos comícios a favor das eleições diretas, aludindo à volta da democracia no Brasil.

As informações acima tirei DAQUI! Vale a pena dar uma olhada, pois tem bastantes coisas interessantes.

Ontem assistimos três episódios. E hoje o último. E vou dedurar que o Zé não viu tudinho. Deu umas cochiladas no terceiro. Que eu percebi.rsrs

Eu gostei bastante da minissérie. Dei muita risada. Até esquisito falar que dei risada de ver as falcatruas de político. Mas adianta ficar bravo? Adianta reclamar? Adianta chorar? Esse é o Brasil, de ontem, de hoje e sempre!

Amei rever meu ator preferido, e que; entre tantos outros que já faleceram, ele eu senti muito. Estou falando do talentoso, engraçado e eterno José Wilker, que faleceu em abril de 2014. 

Carta deixada por Silvio Santos

Semana passada, assistindo ao Podcast  “Como Pagar Menos Impostos” com Beatriz Finochio | JOTA JOTA PODCAST, quase no final a Beatriz falou da admiração dela pelo Silvio Santos e comentou da carta que ele deixou. E o Joel pegou no celular e leu. Gostei bastante e dias depois procurei na internet. Eis o conteúdo da carta:

Os Segredos do Êxito

Eu acredito na sorte, mas também acredito que cada homem trabalha o seu próprio destino, bom ou mau.

Nunca coloco em postos-chave homens que não sabem obedecer, ninguém pode aprender a mandar sem antes aprender a obedecer.

Sempre tenho tido uma fé inquebrantável em Deus, mas nunca espero que Ele faça o meu trabalho.

Desde muito jovem, pratico dois preceitos: trabalhar muito e gastar pouco.

Se uma pessoa se envaidece com o primeiro êxito, grande ou pequeno, está perdido. A vida é uma luta que só deve terminar com a morte.

Fecho os meus olhos às adulações e os abro muito bem às críticas. A verdade é que eu tenho aprendido muito mais com o que dizem os meus inimigos do que o que dizem os meus amigos.

Não sei se isto é um defeito, ou uma qualidade, mas confio pouco nos outros e muito em mim mesmo.

Se uma coisa vale a pena ser feita, significa que ela merece ser bem feita.

Eu sei que só Deus é perfeito, mas, mesmo assim, procuro fazer tudo com perfeição. É uma obsessão que eu não consigo curar.

O homem que não é capaz de rir de si mesmo não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida.

Silvio Santos

domingo, 3 de agosto de 2025

Comprando mais alguns LPs

Na sexta-feira - dia 25 de julho - que almocei com o Bruno e o Victor, após deixar cada um no seu trabalho (eu e Bruno), o Victor foi garimpar nos Sebos do centro da cidade. E foi mandando foto do que encontrava e que achava que nos interessava. No primeiro "Sebo & Lojão" ele encontrou LPs que, cada um era R$ 15,00, e se comprasse três saía por R$ 35,00. Ele ia mostrando e eu dizendo o que queria e o que não. Fiquei com esses 👇



Depois ele foi para o Sebo "Le Brasil" e eu quis esses 👇


Eles me entregaram ontem na festa do Henrique. Voltei para casa tão cansada que nem abri a sacola. Hoje tirei todos da sacola, olhei, apreciei minhas aquisições e comecei a colocar um a um, no aparelho. 

Fiz isso enquanto descarregava os vídeos do celular no notebook. O Zé tinha ido caminhar. Quando ele voltou, estava tocando o LP da novela “Tieta”. Ele ficou ouvindo e recordando da novela. Falou que assistiria a novela de novo. Então eu falei que no Globoplay tem. Mostrei para ele. Será que ele vai assistir? Gostei da ideia. Assistiria com ele, com o maior prazer.

sábado, 2 de agosto de 2025

Henrique faz oito!

Hoje o amor da minha vida está completando oito anos. Como é gratificante vê-lo crescer e desenvolver. Hoje não acompanho com tanta frequência, como em outros anos, mas sempre que posso dou um jeitinho de estar com ele. Não perco a oportunidade de fazermos alguma coisa juntos.

A festinha dele vai ser com o tema do Ayrton Senna, porque desde que ele assistiu a série, ficou encantado. Sobre a festa eu conto na próxima postagem.

E por admirar o Ayrton, ele quis deixar o cabelo crescer. Eu gosto! Mas sei que é só uma fase. E arrumando outro ídolo ele pode querer mudar o corte. Hoje em dia é assim. Eu até dou palpite. Mas, com relação a isso, minha opinião não vale nada.rsrs

Henrique está morando com a Deborah e a Marlene. E final de semana ele vai para o apartamento, ficar com o Danilo e a Letícia. Ele ainda quer a mãe, quando está com o pai. E quando está com o pai, quer estar com a mãe. No fundo, na verdade, ele quer ficar com os dois, ao mesmo tempo. Porque ele gosta demais dos dois. Henrique é muito sensível.

Eu fico com dó, mas só me cabe rezar por ele. Para que ele entenda a situação e não sofra.

Ele está estudando no período da tarde. Eu fico feliz, porque sei que ele não gosta de acordar cedo. Nem de estudar. Nem falo nada, porque eu também não gostava de nenhum dos dois. Mas, como já falei para ele, estudar é preciso. Ainda mais ele que sonha com muita coisa. E para conseguir, estudar é uma base.

Quanto a esportes, ele continua gostando de jogar bola. E joga vídeo game da tia Leh. Falei para a Deborah ver uma escola de natação para colocar ele (que eu pagaria a mensalidade), mas ela disse que ele não quer. Espero que um dia ele mude de ideia.

Esses dias a Letícia falou que ele gosta da Stephany, amiga dela. Puxou o pai. Gosta de mulher mais velha.rsrs Normal isso de gostar de alguém mais velho, quando se é criança ou adolescente. Alguns depois que crescem mudam o gosto, outros não. Vamos ver como Henrique vai ser.

E pegando o gancho nesse assunto, o que tenho a dizer para ele é que, infelizmente; na vida ele vai ter muitas decepções. Amorosas, profissionais, familiares, com amizades e até com relação a religiosidade. Que ele não será o primeiro, nem o último (quem nunca ouviu isso?) a ter decepções. Mas ele deve saber também que tudo vai passar. Que ele vai superar. Que na maioria das vezes ele vai sair mais forte. Mais sábio. Importante é não desistir de tudo, por causa de uma decepção.

E que ele saiba que eu estarei sempre orando por ele. Por todos os dias da minha vida.

10 anos sem meu pai

Antes de fazer essa postagem, naveguei pelas postagens anteriores que fiz, nos aniversários de falecimento do meu pai. Fiz de um ano, dois anos e cinco anos. As palavras e os sentimentos continuam os mesmos. Hoje que está fazendo 10 anos, se eu pudesse falar com ele, o que eu diria? Ele sentadinho aí na cadeira (foto) e eu, do lado de cá, diria:


_Oi, pai! A sua bênção! Como o senhor está? Espero que bem.

Olha como o tempo passou. Já se passaram dez anos sem a sua presença. Tanta coisa aconteceu. Vou contar um pouco.

Tivemos uma pandemia mundial que durou de 2020 até 2022. Foram milhões de mortes. Na família, nenhuma.🙏

O Brasil está uma bagunça, no que diz respeito a política. Ainda bem que o senhor não está aqui. Seria mais um irritado. Mais um revoltado. Como se adiantasse.rsrs

O tempo também está uma bagunça. Calor intenso. Atualmente frio rigoroso. A natureza se rebelando. Sabia que uns anos atrás era um tal de cair árvore, matando pessoas?

Sei que o senhor gostava de esportes. Mas, quanto a isso não vou poder ajudar muito. Não acompanho. Só adianto que ainda não ganhamos mais nenhuma copa.

Na família, muitas coisas boas e algumas, não muito. Tivemos alguns casamentos. Nasceram mais bisnetos. Inclusive um deles, o Henrique (meu neto) nasceu no dia 02/08/2017 e hoje ele está completando 08 anos. Ele veio para tirar a tristeza que eu sentia nesse dia.

A mãe infartou (em 2016). Quebrou o braço (em 2023) e este ano faleceu. O senhor sabe disso, né? Fiquei sabendo que o senhor estava aparecendo nos sonhos dela, nos últimos tempos.

Além da mãe faleceram também o tio Adérico (o magrão) e a tia Satie, os dois em 2024. Os outros tios estão na luta. Ah, a sua irmã, tia Danúzia está bem. E esses dias ela recebeu a visita de uns primos do senhor, por parte de mãe (a Lucia Helena mandou foto deles).

Alguns estão morando longe. Do outro lado. No Japão. O Sergio e família. A Jacqueline (filha da Silvana) e família. A Mayara. A Ellen continua por lá. Teve mais dois filhos desde que o senhor se foi: O Rayan e a Raiza. A Leticia (minha filha) foi em 2023 para trabalhar. Ficou menos de um ano e voltou. Ano passado o Sandro e a Shirlei foram passear no Japão. E no final deste mês a Adriana e Henrique vão para lá, passear.

Enfim, a família continua sobrevivendo. Entre alegrias e tristezas. E nossa maior tristeza, com certeza, foi a partida do senhor e agora, da mãe. Espero que vocês estejam juntos. Olhando por nós!

Pai, aqui a vida continua. Precisamos continuar, não é mesmo? Não sei quando vamos nos ver novamente. Enquanto isso não acontece fico com o senhor na minha mente, no meu coração e nas minhas orações. Saudades eternas!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Não enfrente os seus problemas sozinho

Segredo nº 11

Quando estamos sozinhos, alguns problemas às vezes parecem insolúveis. Precisamos compartilhar nossos problemas com os outros, seja com aqueles de quem gostamos e em quem confiamos, seja com pessoas que enfrentaram ou enfrentam problemas semelhantes. Ao falar e ouvir o que os outros têm a dizer, as questões ficam mais claras e assumem sua verdadeira dimensão. O fato de sabermos que o nosso interlocutor - pode ser uma pessoa ou um grupo já viveu e superou um problema igual ao nosso nos dá ânimo e força para enfrentar aquele momento. Pode ser que a solução encontrada pelo outro não nos sirva, mas certamente teremos mais facilidade e discernimento para encontrar a nossa. 

😃😃😃

Esta é uma história que o pessoal que trabalha numa empresa de consultoria ouve com frequência. Ei-la: Sam deixou de pagar uma prestação de sua hipoteca. Em seguida, deixou de pagar uma segunda. E então uma terceira. Por fim, o banco veio e tomou a sua casa.

Quando ele deixou de fazer o primeiro pagamento, muitas coisas que Sam desconhecia poderiam ter sido feitas para protegê-lo. Sam tinha amigos capazes de ajudá-lo. Mas como se sentiu envergonhado, ele não os consultou, achando que poderia sair sozinho daquela situação. À medida que o tempo passava e a situação se agravava, Sam ficava mais preocupado e envergonhado.

Por isso, foi se isolando cada vez mais e, antes que seus amigos descobrissem o que havia acontecido, Sam tinha sido despejado. A única coisa que você consegue escondendo seus problemas é garantir que ninguém o ajude.

😃😃😃

Um grupo de mulheres com baixo nível de satisfação na vida foi submetido a uma experiência. Algumas foram apresentadas a outras pessoas que viviam problemas semelhantes aos seus e outras foram deixadas sozinhas às voltas com suas preocupações. Aquelas que interagiram com outras pessoas tiveram, com o tempo, suas preocupações reduzidas em cinquenta e cinco por cento. enquanto que aquelas que foram deixadas sozinhas não apresentaram qualquer melhora.

Hunter e Liao, 1995