sábado, 27 de março de 2010

Comer, Rezar, Amar

Me surpreendi ao receber da minha madrinha uma mensagem dizendo que vai estrear este filme que espero, seja tão bom quanto o livro. Dei uma passadinha no trailer e lógico que estou super ansiosa para o lançamento, já de cara gostei: no elenco Julia Roberts.
Li o livro em Dezembro/2008 não me recordo de tudo, com certeza quando assistir ao filme irei lembrar, sei que gostei muito e com isso comentei bastante sobre o mesmo, só não sei se fui convincente.

Comer, Rezar, Amar é uma história vivida pela jornalista Elizabeth Gilbert, isto acontece quando a mesma sente a necessidade de fazer uma busca pessoal e decide que a fará durante uma viagem de um ano passando alguns meses na Itália, Índia e Indonésia.

Por Gilbert, como foi feita a divisão do livro:
"Como este livro todo fala do meu esforço para encontrar o equilíbrio, decidi estruturá-lo como um japa mala, dividindo minha história em 108 relatos, ou contas. Essa sequencia, por sua vez, está dividida em três partes:Itália, Índia e Indonésia- os três países que visitei durante esse ano de busca pessoal. Essa divisão significa que há 36 histórias em cada parte, o que me agrada particularmente, já que estou escrevendo isso tudo durante meu 36º ano de vida."

Durante os quatro meses que ficou na Índia, Gilbert escreveu dois poemas, eis um:

Porém.

Se me deixassem usar calças feitas com a
grama recém-cortada deste lugar,
eu o faria.

Se me deixassem agarrar
cada um dos eucaliptos do Bosque de Ganesh,
eu juro que o faria.


Passei estes dias suando orvalho,
chapinhando a borra,

esfregando o queixo na casca das árvores,

pensando serem as pernas do meu mestre.

Não consigo entrar o suficiente.


Se me deixassem comer o chão deste lugar

servido em um leito de ninhos de pássaros,

eu comeria só metade do prato,

e depois passaria a noite inteira dormindo no resto.


Por aí podemos ter uma base de como é gratificante ler este livro, Gilbert relata com muita simplicidade e com uma sutileza de detalhes suas experiências, suas histórias são envolventes, sei que viajei com ela, refleti bastante, até porque fiz esta leitura em uma época que também estava em uma busca pessoal.

Como o filme está para estrear, primeiro vou assistí-lo e depois faço as devidas comparações e comento o que ficou de fora!

Não posso deixar de dizer que quando me indicaram este livro achei muito estranho o título, mas conforme fui lendo pude entender o sentido, muito bom mesmo!

2 comentários:

  1. Oi Margô. Sou fã de uma boa leitura, e assim que tiver um tempo vou ler este livro que vc postou o título e um síntese, pelo que li, já me agradou. Obrigada pela dica.
    depois visite o meu cantinho:
    www.espacodeeducar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jê!!


    Agradeço a visita, com certeza estarei indo conhecer seu blog.


    Volte sempre!!


    Beijos

    ResponderExcluir

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!