Segredo nº69 |
Não há nada mais capaz de matar o progresso ou de
enfraquecer o entusiasmo do que uma pessoa que fala, mas nunca faz. É
essencial, tanto para sua vida familiar quanto para a sua vida profissional,
que você se comprometa com aquilo que diz que vai fazer.
Um vendedor de carros usados mostra um carro a você.
O odômetro está marcando 13.000 quilômetros. O carro tem cerca de cinco anos de
uso. Você acha que o carro já rodou na verdade 100.000 quilômetros, mas o
vendedor garante que são só 13.000 mesmo, pois pertencia a uma velhinha que raramente
o dirigia. Você acredita no vendedor?
Você provavelmente pensa em todas as histórias que já
ouviu sobre pessoas desonestas que vendem carros e não acredita na história do
vendedor. Os vendedores de carros usados carecem de um fator essencial à
comunicação positiva: credibilidade.
Precisamos acreditar que as pessoas dizem a verdade
quando vamos escutá-las, interagir com elas, confiar nelas. No ambiente
familiar e profissional isso é fundamental. Para termos credibilidade,
precisamos manter ao máximo nossos compromissos e, quando isso não for
possível, avisar, explicar, desculpar-nos. Mas sempre com a verdade, por mais
desagradável que seja, para que a relação possa se desenvolver baseada na
confiança.
Lembre-se, a credibilidade é como o casco de um
navio. Se houver furos, grandes ou pequenos, a curto ou médio prazos o navio
afundará.
A diferença entre as pessoas que têm relacionamentos
pessoais felizes e aquelas que têm relacionamentos pessoais infelizes não é a
quantidade de conflitos. Na realidade, os dois grupos tem um número semelhante
de conflitos. O que contribui para o sucesso dos relacionamentos e para uma
felicidade vinte e três por cento maior das pessoas envolvidas é a capacidade
de realizar efetivamente as mudanças acordadas e a confiança e segurança que
isso gera.
Turner, 1994
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