sábado, 5 de junho de 2021

O Sol é para todos

Ganhei este livro do Zé. Ele comprou na FLIB (Feira Literária de Bonito). Quando o Zé me deu o livro, em primeiro lugar fiquei feliz e depois meio com o pé atrás. O livro é de “capa dura”. Que por sinal... É lindíssima. O título é muuuito interessante. Mas eu nunca tinha ouvido falar. Nem do título. Nem da escritora. Será que é tão bom (lindo e interessante) quanto a capa? – pensei.

Me surpreendi! Simplesmente encantador! Muito envolvente! Deveras apaixonante! 



O romance inicia com Scout Finch contando como Jem Finch quebrou o cotovelo. Scout é uma menina que está com 06 anos de idade. Ela mora com o irmão Jem, quatro anos mais velho e com o pai Atticus Finch, que é advogado. A mãe faleceu quando ela estava com dois anos e quem cuida deles é Calpúrnia - a empregada. Eles moram em uma casa, no condado Maycomb - Alabama.

As histórias acontecem entre 1932 e 1935. Todas narradas e vividas por Scout. As aventuras contam sempre com a presença de Jem e Atticus.

- Boo Radley => Como toda criança, Scout e Jem de vez em quando fantasiam algumas coisas. E é bem engraçado as peripécias deles.  Eles acreditam que o vizinho Arthur Bradley (Boo Radley, um homem que nunca sai de dentro de casa) come bichos. E também imaginam mil coisas sobre o que se passa dentro da casa, onde Boo vive com os pais.

Um dia, o menino Charles Baker Harris (Dill), o sobrinho de uma das vizinhas vai passar as férias no condado e faz amizade com Scout e Jem. Com Dill eles aprontam bastante. Inclusive fazem várias tentativas de bisbilhotar dentro da casa de Boo.

- Sra Dubose => É uma vizinha mal humorada e rabugenta. Ela vive em uma cama e sob os cuidados de um enfermeiro. Um dia Jem vai até o jardim e destrói as plantas da Sra.Dubose, como retaliação por uma grosseria dela. Como castigo ele é obrigado a ler, todas as tardes, durante pouco mais de um mês, para ela. Foi um pedido dela, que Atticus concordou e fez com que Jem cumprisse. No fim a Sra.Dubose veio a falecer e Atticus conta a Jem que ela já estava em estado terminal. Por isso concordou em deixar que o filho fosse ler para ela.

- Scout na escola => Os primeiros dias de Scout na aula foram bem tumultuados. Ela era bem esquentadinha (briguenta). Se falasse alguma coisa que ela não gostava, partia pra cima.

- O Natal com os tios => Todo Natal eles passam com a tia Alexandra e tio Jack. Os dois são irmãos de Atticus. Scout gosta do tio jack. Da tia Alexandra, não. Mas gosta da comida dela.rsrs

- Alexandra vai morar com Scout, Jem e Atticus => Tempos depois Alexandra vai morar com eles. Disseu que quer ajudar na educação de Scout e Jem, uma vez que acha que o irmão não estava educando-os adequadamente. Já chega querendo mudar o modo de Scout se vestir. E querendo que Atticus dispense Calpúrnia.

- Calpúrnia => Uma mulher de personalidade forte. É negra e cuida de Scout e Jem como se fossem seus filhos. Um dia, quando Atticus estava viajando, levou Scout e Jem na sua igreja, que era frequentada por negros. Ela é muito querida pelas crianças e por Atticus.

- O caso Tom Robinson => Esse episódio foi o que mais deixou-me tensa e ansiosa. Tom foi acusado de estuprar uma moça. Que era de uma família bem bagunçada. Que todos sabiam, que não prestavam, mas por serem brancos, levavam vantagem em cima de Tom.

Boa parte do romance Scout se vê com desavenças com coleguinhas e adultos porque essas pessoas criticam porque Atticus está defendendo um negro. Scout e Jem. Só que Jem é mais tolerante. Se segura mais. Mas sofre com tanta ignorância. Com tanta hipocrisia. O julgamento é algo bem triste de se ver. Porque vê-se claramente que o réu é inocente, mas, naquela época negro não tinha chance contra branco. O racismo ainda era muito forte e evidente.

Mas quem acha que acabou por aí, ainda não. O pai da moça, não contente, quer se vingar de quem fez (ou que ele achou que fez) chacota dele e da filha, no dia do julgamento.

E é o que acontece no capítulo final. Fiquei bem tensa. Nervosa. O que me deixava mais relaxada, sem fazer eu fechar o livro e não ver o que ia acontecer, é porque sabia que Scout e Jem estavam vivos.

Terminei a leitura satisfeita! Porque é assim que me sinto quando leio algo que me deixa encantada. 

Sobre o romance e a escritora: 

To Kill a Mockingbird (Brasil: O Sol É para Todos /Portugal: Por Favor, Não Matem a Cotovia ou Mataram a Cotovia) é um romance vencedor do Pulitzer escrito por Harper Lee e lançado em 1960. Foi um sucesso instantâneo, se tornando um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna. Deu origem a um filme homônimo, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 1962. O romance é baseado livremente nas memórias familiares da autora, assim como em um evento ocorrido próximo a sua cidade natal em 1936, quando ela estava com 10 anos de idade.

O romance é conhecido pela sua vivacidade e humor, apesar de lidar com assuntos sérios como estupro e desigualdade racial. O pai do narrador, Atticus Finch, atuou como um herói moral para muitos leitores e como um modelo de integridade para os advogados. Um crítico explica o impacto do romance quando escreve,"no século XX, To Kill a Mockingbird é provavelmente o livro que aborda a questão das raças mais lido nos Estados Unidos, e seu protagonista, Atticus Finch, a imagem ficcional mais duradoura de heroísmo racial".

Se quiser saber de onde tirei as informações acima e quiser saber mais, veja aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/To_Kill_a_Mockingbird


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!