No dia 27 do mês passado, a Vera compartilhou comigo o PDF deste
livro. Falou que tinha lido ele e outro em dois dias. Fez isso, pois está estudando
para implementar algumas mudanças no setor que ela dirige, na empresa da qual
ela é sócia. Eu achei interessante o título e quis ver o conteúdo, para quem
sabe discutirmos sobre. Como já disse em outra postagem, a gente gosta de
dividir conhecimento. Às vezes os problemas, as dúvidas, as dores... Também.
rsrs
Sobre o livro:
Cinco executivos e empresários vão à Disney por livre
e espontânea vontade, ou por sugestão do superior. O intuito é que aprendam o
segredo do sucesso da Disney.
Na Disney eles são liderados por Mort Vandeleur –
antigo membro da equipe da Disneylândia e da Disneyworld.
Os membros da "Gangue dos Cinco" (nome dado por Mort)
são:
Bill Greenfield – 58 anos. Ele é responsável pelos
empréstimos a pessoas jurídicas de um banco no noroeste dos Estados Unidos.
Carmem Biver – Ela aparenta ter uns 20 anos menos que
Bill. Vice-presidente de vendas de uma importante distribuidora de produtos
especialmente voltados para a área de saúde.
Don Jenkins – Mais ou menos 40 anos. Engenheiro e
gerente de fábrica de uma grande fornecedora de peças para indústria automotiva.
Judy Crawford – 28 anos. Lider de equipe de uma
empresa de energia elétrica sediada na Carolina do Norte.
Alan Zimmerman – 38 anos. Dono de uma empresa
californiana de software.
Ao iniciar o passeio dentro do parque, Mort diz a
eles que o plano é “revelar os sete segredos do sucesso da Disney”. E diz que
para isso todos precisam refletir essas duas questões: Quais são os
concorrentes da Disney. Com quem as pessoas comparam a Disneyworld?
Durante o passeio Mort mostrava algum detalhe, às
vezes pedia a ajuda de algum membro do elenco (colaborador) e a cada tópico ele
entregava um cartão com o “segredo”.
- Como identificar a concorrência: Segredo 1 => Concorrente
é qualquer empresa com a qual o cliente o compara.
Concorrente é literalmente qualquer um que o cliente
trave contato e tente comparar com a sua empresa. Todos estão competindo na
área de satisfação da clientela.
“ As pessoas julgam não apenas toda a sua experiência
(mercadoria, serviço... aquilo que se vende) como também aquilo que acontece a
cada transação. Comparam telefonemas, pedidos, embarques e entregas - por Mort.”
“Importantes eram os números. Se alguma coisa
existia, existia em quantidade. Se existia em quantidade, havia registros
numéricos para comprová-la. Se alguma coisa não tinha esses registros, não
existia - por Don.”
- Como as pequenas coisas fazem uma grande diferença: Segredo 2 => Fantástica atenção aos detalhes.
- Michael Eisner (diretor presidente e presidente do
Conselho da Walt Disney Company) esclarece. Segredo 3 => Todos mostram
entusiasmo.
“A dedicação à qualidade o acompanha onde quer que
você esteja.”
“A magia consiste em transformar o bom senso numa
prática comum.”
- A importância daquilo que não enxergamos. Segredo 4
=> Tudo mostra entusiasmo.
- Ouvindo os clientes. Segredo 5 => Múltiplos
postos de escuta.
“Se deixamos de lado as informações coletadas pelos
funcionários, estaremos menosprezando a fonte de informação mais valiosa de que
dispomos.”
- Mantendo a magia em ação. Segredo 6 =>
Recompensa, reconhecimento e comemoração.
“Reforço é o feedback positivo. Punição é o negativo.
Extinção é a ausência de feedback. Extinção – a ausência de feedback – faz com
que as pessoas deixem de lado seu comprometimento.”
- Nos bastidores. Segredo 7 => Todas as pessoas
são importantes.
No final, após mostrar tudo e revelar os segredos,
Mort dá algumas horas para cada um dos “membros da gangue” andarem pelo
parque e listarem medidas que esperam aplicar no trabalho quando voltarem.
E assim, cada um contou suas observações, suas conversas com os colaboradores e suas anotações.
De todos os cinco, Don demonstrava que estava ali contra vontade. Foi porque o patrão quis. No início era indiferente a tudo e todos, mas, no final percebeu quanto a visita foi enriquecedora. Ele aprendeu muito com tudo que Mort mostrou, e mais ainda com os colegas da equipe. Pois, a cada lição, cada um falava o que estava errado na sua empresa, ou o que poderia melhorar. Ou mesmo implementar.
Eu gostei muito do livro. Gostei dos personagens e
mais ainda de conhecer os segredos que servem tanto para o trabalho como para a
vida pessoal.
Mas não pensem assim. Ah, ela contou os segredos,
então não tenho mais o que ver no livro. O livro tem muito mais conteúdo. Em
cada tópico (segredo) tem muitos detalhes. Muita coisa interessante. Anotei...
Mas não vou colocar aqui porque aí sim vou acabar com o interesse de quem pensa
em ler o livro.
Uma das anotações que fiz, sobre o feedback, é uma
realidade pra mim. A falta dele realmente traz um descontentamento que leva a
falta de vontade – ou comprometimento. Ele é um dos motivos para a minha
decisão futura de sair do trabalho. Mas, pensei também sobre este feedback no
casamento. No caso a falta de elogios pode levar a um descontentamento. Um dos
motivos do fim de tantos casamentos.
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