terça-feira, 10 de outubro de 2023

Uma só coisa é necessária | (Lc 10, 38-42)

Comentei dia desses, aqui no blog, que ouço diariamente a homilia de cinco padres. Porque por mais que o evangelho seja o mesmo, na maioria das vezes, cada um medita em cima de uma palavra específica. Tem dia que o “puxão de orelha” é mais intenso. Como foi hoje.

Na postagem anterior compartilhei a homilia do Padre Zandoná, e nesta vou postar do Frei Gilson.

Escreverei abaixo alguns trechos, mas recomendo assistir a homilia que está formidável!

“Maria e Marta. Uma senta para escutar a Palavra. A outra trabalha. A nossa vida deveria ser isto “Ora et labora”. Uma pessoa que só vive trabalhando, trabalhando e não reza, está errada. Uma pessoa que só reza, só quer saber de rezar e não quer trabalha, está errada. Nós precisamos ser Marta e ser Maria. Nós precisamos trabalhar e rezar. Jesus não está corrigindo Marta porque está trabalhando, afinal é importante que Marta sirva Jesus. O problema é que Marta quer tirar Maria de escutar Jesus. Jesus quer ensinar alguma coisa. O detalhe mais importante deste evangelho é que Jesus quer ensinar algo para Marta e consequentemente pra mim, e pra você. Nós devemos trabalhar. Deus não aprova preguiçoso. Mas também devemos rezar. É importante trabalhar? É! Só que Jesus quer ensinar que mais importante que trabalhar, a oração é mais importante. Estamos fazendo o inverso. Nós trabalhamos. Trabalhamos. Trabalhamos. Se sobrar tempo, nós rezamos. Jesus está querendo dizer que é importante trabalhar, mas antes do trabalho... A oração. É louvável a pessoa que, antes de ir para o trabalho reza.  Depois que ela volta do trabalho ela reza. Tem pessoas que rezam na hora do almoço. A oração não pode ser esquecida. A oração é a melhor parte.  Jesus está dizendo, Maria escolheu a melhor parte e essa não será tirada.”

E o que achei mais interessante foi no último minuto, quando o frei fala sobre quem trabalha para Jesus e não ora. Lembrei-me de mim, quando estava na coordenação do grupo de Oração. Trabalhava e não tinha mais tempo de orar. Inclusive esse foi um dos motivos da minha renúncia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!