Choveu o dia inteiro. Só saí de dentro do apartamento para ir à missa. O
restante do dia foi apreciando a chuva. Após o almoço fiquei sentada no sofá, lendo, cochilando, lendo.
No início da noite Zé sugeriu assistirmos um filme. Ele falou de “O
Caçador de Pipas”. Falei que o pouco que lembro, é um filme triste. E eu não
estava à fim de ficar triste. Falei dos filmes: “Uma Linda Mulher” e “O Bebê de
Bridget Jones”. Zé ficou meio assim, não muito satisfeito. Por fim, sugeri “A.I.Inteligência
Artificial”. Só de ouvir o nome ele animou. Peguei o DVD na estante e fiquei
surpresa quando vi que ganhei ele de presente de Natal, do Victor. A surpresa
não foi porque tinha esquecido que ganhei dele, mas pelo tempo que já passou. E
fiquei feliz ao ver o cartão que deixei dentro do estojo.
Título original: A.I. Artificial Intelligence
Data de lançamento: 07 de setembro de 2001 | 2h20min
Direção: Steven Spielberg | Roteiro Ian Watson, Steven Spielberg
Elenco: Erik Bauersfeld, Haley Joel Osment, Jude Law
Gênero: Aventura, Drama, Ficção Científica
Sinopse: Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande
parte das calotas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades
litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este
desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de
computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É
neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá
passar por uma jornada emocional inesquecível.
Eu assisti esse filme talvez logo que foi lançado em DVD. Ou seja, há mais de 20 anos. Por isso lembrava bem pouco dele. E foi o que falei para o Zé: Que tinha um menino robô. Que, por ciúme, o irmão dele apronta alguma coisa para os pais devolverem o robô. Que tinha perseguição. Não lembrava o papel do Joe, mas sabia que ele ajudava David. E que David ficava embaixo da água. Inclusive achei que terminava nessa cena.
Um filme muito triste. E que nos faz pensar. Eu fiquei tensa nas cenas de perseguição aos robôs. E ver eles sendo cruelmente destruídos pelos humanos. Que dó! Se bem que existe humano que é
cruel até mesmo com ser humano, com animais, quem dirá com robôs.
Outra coisa que observamos, foi ver as Torres Gêmeas. Na hora o Zé perguntou de quando era o filme. Se for ver o filme é de 2001, mas o assunto é tão atual. Por isso Zé ficou interessado, pois estamos vivendo em tempos de “Inteligência Artificial”, não com robôs, pelo menos não que a gente saiba.rsrs
No final do filme, ao conceder o pedido à David, o “ser” diz que ele teve muito pouco momento de felicidade. E foi mesmo. Desde o começo, ou melhor... Desde quando ele começou a “amar”, começou também o sofrimento. Isso reforça uma frase que já ouvi “se não quer sofrer, não ame”, ou “quem ama, sofre”.
No fundo eu fico feliz, porque no filme, passados dois mil anos o planeta
é habitado por seres extraterrestres. Na realidade, depois de Cristo até hoje,
mais de dois mil anos se passaram e ainda são os humanos que aqui habitam. Um
pouco mais evoluídos, ainda bem. Mas ainda não foram dizimados.
Logo abaixo, em “mais informações” transcrevi o enredo do filme. Então, se você não assistiu e quer saber do que se trata - sem ter medo de spoilers - dá uma espiada.
No século 22, o aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global destruiu cidades costeiras e alterou o clima do mundo. Com a população humana em declínio, nações avançadas criaram robôs humanoides chamados "Meca" para desempenhar vários papéis na sociedade. Uma dessas empresas fabricantes se chama Cybertronics, que está sediada nas ruínas de Nova York.
Em Madison, Nova Jersey, David, um protótipo de criança Meca de onze anos capaz de sentir emoções como o amor, é dado a Henry Swinton, um funcionário da Cybertronics, e sua esposa Monica, cujo filho Martin está em animação suspensa após contrair uma doença rara. Inicialmente desconfortável com a presença de David, Monica gradualmente desenvolve um vínculo maternal com o robô, fazendo com que ela "ative seu protocolo de impressão afetiva". Querendo que ela o ame em troca, David faz amizade com Teddy, o velho ursinho de pelúcia robótico de Martin, que Monica lhes dá de presente.
Depois que Martin é inesperadamente curado de sua doença e levado para casa, o garoto invejadamente incita David a cortar um pedaço do cabelo de Monica. Naquela noite, David entra no quarto de seus pais adotivos, mas quando Monica se vira, a tesoura acidentalmente a espeta no olho, enquanto Teddy testemunha a cena. Um tempo depois, durante uma festa na piscina, um dos amigos de Martin cutuca David com uma faca, acionando sua programação de autoproteção; David agarra Martin e inadvertidamente o empurra para a piscina, fazendo com que ambos caiam no fundo desta. Após Martin ser resgatado, David é acusado de colocar as outras pessoas em perigo.
Após o susto, Henry convence Monica a devolver David para a Cybertronics para ser destruído. No caminho para a fábrica, ela poupa David, abandonando-o, junto com Teddy, na floresta adjacente, cheia de sucatas de outros Mecas obsoletos. Agora acompanhado apenas pelo ursinho, David relembra o conto As Aventuras de Pinóquio, que Monica contava para Martin, e decide procurar a Fada Azul para se tornar humano, acreditando que isso irá recuperar o amor de Monica.
David e Teddy são capturados pela "Feira da Carne", um evento itinerante semelhante a um circo, no qual Mecas obsoletos são destruídos diante de multidões zombeteiras. Prestes a ser destruído, David implora por sua vida, e o público presente se revolta, permitindo que ele escape com Gigolo Joe, um Meca prostituto que está fugindo das autoridades após ser acusado de assassinato durante um de seus programas. David, Teddy e Joe vão para a decadente cidade turística de Rouge City, onde o "Dr. Saber", um mecanismo de animação holográfica de respostas, os direciona para o topo do Rockefeller Center, nas ruínas inundadas de Nova York, e fornece informações de contos de fadas que David interpreta como sugestão de que uma Fada Azul possa ajudá-lo. Para chegarem até lá, David, Joe e Teddy roubam um veículo anfíbio da polícia, que estava atrás de Joe naquele momento.
Uma vez nas ruínas de Nova York, David chega até a sede das Cybertronics e conhece o Professor Hobby, seu criador, que lhe diz que ele é apenas um robô com capacidade de amar e desejar e que sua experiência vivendo com Monica se tornou um grande sucesso. Após Hobby sair da sala por um instante, David encontra cópias de si mesmo, incluindo variantes femininas chamadas "Darlene", prontas para serem comercializadas. Desanimado por seu senso perdido de individualidade, David tenta suicídio caindo de um arranha-céu no oceano. Enquanto está debaixo d'água, David avista a presença de uma figura parecida com a Fada Azul antes de Joe resgatá-lo. Antes que David possa explicar o que viu, as autoridades chegam e finalmente capturam Joe com um eletroímã, mas antes que David seja capturado junto, Joe programa a aeronave em que eles estão para que esta se torne um submarino; Teddy e David submergem dentro do veículo e escapam da polícia enquanto Joe é levado.
David e Teddy então assumem o controle do veículo e se dirigem até a Fada Azul vista por David, que, na verdade, é uma estátua de uma antiga atração do parque de Coney Island. Os dois ficam presos quando a Roda Gigante cai sobre o veículo. Ainda acreditando que a Fada Azul é real, David pede repetidamente à estátua para transformá-lo em um menino de verdade, até que sua fonte de energia se esgote.
Dois mil anos depois, a humanidade está extinta e Manhattan está coberta por gelo glacial, enquanto os Mecas evoluíram para uma forma avançada. Um grupo de Mecas conhecido como os Especialistas, interessados na humanidade, encontra e ressuscita David e Teddy. Eles reconstroem a casa da família Swinton a partir das memórias de David antes de explicar, por meio de uma versão interativa da Fada Azul, que ele não pode se tornar humano. No entanto, eles recriam Monica a partir do material genético do fio de cabelo que Teddy havia guardado quando David cortou o cabelo de Monica. Entretanto, essa versão de Monica pode viver apenas um dia e não pode ser revivida. David então passa seu dia mais feliz com Monica, e quando ela adormece à noite, Monica diz a David que sempre o amou. David deita-se ao lado dela e fecha os olhos.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A.I._-_Intelig%C3%AAncia_Artificial



.png)
.png)
.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!