quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Trilha sonora (novelas) - Mandala: A Paz

Hoje eu estava lendo o devocional Café com Deus Pai, que ganhei de presente de Natal do Victor. A passagem bíblica é aquela da tempestade no mar em que os discípulos ficam apavorados e Jesus está dormindo, de tão calmo. Junior Rostirola fez uma reflexão e nos deixou a Palavra-Chave do dia:  PAZ. E sei que não tem nada a ver, mas veio na minha mente a música A PAZ cantada pela Zizi Possi. Não sei se você conhece. É uma música bem gostosa. Não conheço bem a letra, mais o comecinho, que diz assim: "A paz, invadiu o meu coração | De repente me encheu de paz". Bonita, não achou?

E assim pesquisei na internet para ver se ela foi trilha de alguma novela e sim; ela foi trilha sonora da novela Mandala. Sendo assim, a 91ª música da “Trilha Sonora – Novelas” é A Paz, composição de Gilberto Gil e João Donato, interpretada na lindíssima voz da Zizi Possi. Na novela a música foi tema da Letícia (Lúcia Veríssimo) – Filha de Flora (Aracy Cardoso) e namorada de Édipo (Felipe Camargo), loucamente apaixonada por ele, a quem se entrega sem reservas, deixando-se envolver por sua magia. Deixa Brasília rumo ao Rio de Janeiro com o namorado e passa a trabalhar na filial da empresa onde estava empregada em Brasília.

A música AQUI!

Autoria: Dias Gomes | Colaboração: Marcílio Moraes e Lauro César Muniz | Direção: Ricardo Waddington, José Carlos Pieri e Fábio Sabag | Direção-geral: Ricardo Waddington | Direção executiva III: Roberto Talma | Supervisão: Daniel Filho | Período de exibição: 12/10/1987 – 14/05/1988 | Horário: 20h30 | Nº de capítulos: 185

Mandala foi inspirada na tragédia Édipo Rei, de Sófocles, e ressaltou a luta do homem contra seu próprio destino.

A trama é ambientada no Rio de Janeiro e é composta de duas fases: renúncia de Jânio Quadros, em agosto de 1961, e a Campanha da Legalidade, organizada para assegurar a posse de João Goulart. Nesse contexto, são apresentados os personagens Jocasta (Giulia Gam/Vera Fischer) e seu pai, o militante comunista Túlio (Gianfrancesco Guarnieri). Jocasta está com 18 anos e é estudante de Sociologia. Também é filiada ao Partido Comunista Brasileiro e participa ativamente da campanha legalista ao lado do pai e de outros companheiros. Além do amor pela política, Jocasta é apaixonada por Laio (Taumaturgo Ferreira/Perry Salles), um rapaz de 25 anos, alienado, que estuda Psicologia. O jovem é místico e não dá um passo sem consultar seu secretário e guru Argemiro (Marco Antônio Pâmio). Jocasta engravida de Laio, como de costume, ele recorre a Argemiro sobre o futuro da gravidez da amada. Os búzios mostram que a criança será um menino que irá odiá-lo e que terá uma relação amorosa com a mãe. Assustado com as palavras do guru, ele some com o bebê.

Fonte: Memória Globo 

Outra postagem dessa novela:

O Amor e o Poder - Rosana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!