quarta-feira, 19 de junho de 2019

Roubaram meu Whatsapp...

Hoje levei um golpe (virtual)! Roubaram meu Whatsapp. Até isso eles roubam. Que coisa! E não adianta, por mais que a gente fique sabendo dos golpes vigentes, é só dar uma bobeada e a gente... Pimba (para não dizer outra coisa)! Foi assim que aconteceu: 
Eu entrei no site da OLX para colocar o anúncio de venda de alguns calçados. Acabei de inserir os dados e saí do site. Passados alguns minutos eu recebi um whatsapp do OLX (pelo menos a foto era do OLX). Na mensagem diziam que era para confirmar se era eu mesma que tinha feito os anúncios (porque fazia tempo que eu não acessava o site). Se fosse era para escrever: OK. Fiz isso.

Mais uns minutos depois eu vi que tinha outra mensagem deles. Pediam para eu digitar um código. Perguntei: _Que código? E olhei meu celular, pois imaginei que eles tinham enviado algum código por SMS. E tinha.

Voltei no site e escrevi se era o que tinha chegado no celular. E já tinha outra mensagem “insira o código”. Eu digitei aquela que veio primeiro. Mas vi que tinha chegado outra.

Minimizei a tela do whatsapp no computador e voltei ao meu trabalho.

Minutos depois ao abrir a tela para dar uma olhada – como sempre faço – vi que o whatsapp tinha desconectado. Peguei meu celular para inserir o QR novamente. E ao abrir o whatsapp... Ele não abriu. Apareceu a mensagem da foto abaixo.


Por alguns segundos fiquei desesperada. Como ainda não entendia o que tinha acontecido, fiquei com medo até de usar o telefone. Um turbilhão de pensamentos (maus) invadiram minha mente. E eu não sabia o que fazer. Lembrei-me de golpes em que o malandro, usa o whatsapp da pessoa (nesse caso seria eu) para pedir dinheiro para familiares, amigos.

Mandei um e-mail para a Letícia e no assunto coloquei “Socorro” e na mensagem “Tá aí?” (eu estava tão nervosa que não conseguia digitar). Segundos depois o telefone do escritório tocou. Era ela. Expliquei o ocorrido. Pedi para ela avisar minha mãe, o Zé e a família. Ficamos na linha enquanto ela tentava me ajudar. Exclui o whatsapp e tentei instalar novamente. Não consegui.

Mandei e-mail para o Zé pedindo para ele avisar meus contatos, principalmente os últimos com quem eu tinha conversado.

Entrei em contato com a CLARO. A moça tentou me ajudar, mas disse que meu número não tinha problema, que eu teria que entrar em contato com o whatsapp.

Logo a Letícia me ligou dizendo que tinham mandado mensagem para a minha mãe, pedindo dinheiro. Como ela já sabia, ignorou a mensagem.

Com receio de que esse roubo tomasse proporções maiores eu liguei na operadora e pedi o cancelamento da minha linha. E assim, menos de duas horas depois eu estava sem whatsapp e sem linha de telefone. E rezando para esses malandros não terem feito nenhuma vítima, pois essa foi a minha preocupação maior quando me toquei do que tinha acontecido.

Além do nervoso eu fiquei muito chateada. E sentindo-me uma completa idiota. Vivendo e aprendendo. Às vezes de maneira não muito agradável. Fazer o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!