domingo, 24 de fevereiro de 2019

Passeio Sesc - São Pedro e Itaqueri da Serra

Ontem fizemos um passeio fantástico e inesquecível pelo Sesc. Conheci lugares (Itaqueri da serra), coisas (fruta Jaracatiá) e pessoas (moradores de Itaqueri e o Sr.Genésio) que ficarão para sempre na minha memória.
Chegamos no ponto de encontro e ficamos aguardando o guia que confere os nomes e dá os tíquetes para descermos onde ficam os ônibus.

O ônibus atrasou um pouco. Depois ficamos sabendo que um quebrou e tiveram que arrumar outro. No ônibus o guia Paulo, muito educado e inteligente. Durante o trajeto ele ia mostrando e explicando algumas curiosidades. No serviço de bordo uma sacolinha com um lanche, água de coco, 1 chocolate, uma pera.

Nossa primeira parada foi na cidade de São Pedro, onde fomos recebidos pelo dono da loja de artesanatos e produtos feitos com a Jaracatiá. Ele contou a história dessa fruta e degustamos dos doces feitos com ela.

Depois fomos conhecer o Museu Gustavo Teixeira. Primeiro nos sentamos em uma sala onde a Dagmar contou a historia do Museu e depois nos levou sala a sala falando sobre os objetos de cada uma.

Após a visita ao museu passeamos pela feirinha de artesanato que fica atrás da igreja. De volta ao ônibus era a hora de almoçar.

O almoço foi no restaurante Mirante do Cristo. Lugar bem aconchegante. Comida deliciosa. Vista maravilhosa. Ficamos ali por um bom tempo. Até começar um leve chuvisqueiro.

Do restaurante, a próxima parada foi na pequena Itaqueri da Serra. Lugar onde nasceu e morou Ulisses Guimarães. E o Sr. Genésio (no final da postagem copiei o texto de uma das guias do Sesc onde ela fala sobre o Sr. Genésio). Que lugar incrível! Ruas de terra. Pessoas nas janelas. Um silêncio. Uma paz! Uma tranquilidade!

Paramos no local onde estão os marcos com as datas da “Imigração Portuguesa, Africana e Italiana”. Ali a Renata contou a história da imigração e da vila.

Depois conhecemos o antigo armazém, onde a dona nos contou a história e deixou-nos conhecer a casa que é junto com o armazém. Enquanto todos estavam apreciando os móveis, eu fui para o fundo – quintal. Sentei no banco e fiquei curtindo.

Saindo da casa/armazém nós fomos para a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Essa igreja é revestida com azulejos. Muito linda! Dentro da igreja a Renata falou um pouco e depois convidou duas moradoras para falar mais detalhes sobre a igreja.

Depois da igreja seguimos caminhando até o Restaurante do Ulisses. Onde foi servido o café. E que café! Preparado no fogão a lenha. A gente podia ficar dentro do salão onde tinham mesas e bancos de madeira. Do lado de fora, algumas mesas e redes. Lugar pitoresco!!

Voltei para casa de barriga cheia e extasiada com tanta beleza e simplicidade. E pensando em como esse nosso país é rico. Quantos lugares ainda não conhecemos. E o melhor é saber que o Sesc proporciona esses passeios com toda segurança e qualidade.
Sr.Genésio
Muito além de levar para lugares, nos leva e traz memórias, histórias, sentimentos, das comunidades que são patrimônio imaterial da nação, que ficaram ali guardadas prontas para serem reencontradas e compartilhadas. Nos leva na direção do outro, na beleza que existe na experiência de viver!
Nesse roteiro, tivemos a honra de ter entre os passageiros o Sr. Genésio (91 anos), que em um belo dia estava na rodoviária de Campinas, e recebeu de um cidadão o caderno de programação do Sesc, e ao ler deparou-se com um passeio para sua cidade-natal, onde havia crescido, criado raízes, onde sua história habitava e pensou "essa eu não posso perder!". E lá estava ele com a gente, contando suas experiências, revendo os amigos e as primas, feliz em um misto de alegria e saudade!