segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

O Morro dos Ventos Uivantes

Título original: Wuthering Heights

Data de lançamento: 14 de fevereiro de 2026 No cinema | 2h 16min 

Direção: Emerald Fennell | Roteiro Emerald Fennell

Elenco: Margot Robbie, Jacob Elordi, Hong Chau

Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Uma história de amor apaixonada e tumultuosa que tem como pano de fundo os pântanos de Yorkshire, explorando o relacionamento intenso e destrutivo entre Heathcliff e Catherine Earnshaw.

Hoje é véspera de carnaval. Dia de plantão na Ivezoon. Meu trabalho não exige plantão, mesmo assim levei o notebook para casa. Explicando, pois podem estranhar que, em plena tarde de segunda-feira, eu fui ao cinema. Até eu mesma posso olhar essa postagem daqui uns anos e ficar com essa dúvida.

Esse filme é uma adaptação do clássico romance de Emily Brontë. Uma das adaptações porque já existem outras. Eu já assisti a duas. E no Natal ganhei o DVD de outra, que devo assistir em breve.

O livro eu li uma vez e bastou para eu me apaixonar pelo romance. E desde então, coleciono os livros de várias editoras. Até o momento estou com 12, incluindo um japonês e um italiano.

Mas vamos ao filme. Ele estreou quinta-feira da semana passada. Hoje de manhã dei uma olhada para ver em que cinemas ele está em cartaz. Vi que está no cinema do Shopping Prado. Gosto desse shopping porque é perto de casa e é pequeno. E o preço do ingresso é sempre menor que dos outros cinemas. Inclusive hoje todos pagam meia, que foi R$ 17,00 cada.

Assistimos a sessão das 16h15. Dublado (não tinha legendado). Zé escolheu os assentos F6 e F7. O filme está na sala 4. Até que tinha bastante gente. A maioria mulheres.

Agora vamos ao filme... Ainda bem que domingo a Eliane me contou que o filme tinha cenas picantes. Eu falei para ela que no livro não tem. Até porque estamos falando de um romance escrito por uma mulher, e no ano de 1847. Tempo em que as mulheres não tinham liberdade de muita coisa, imagina escrever histórias picantes.

Ouvindo o que a Eliane disse, eu fui preparada. E avisei o Zé. Porque senão, o que vão pensar de mim? Olha o romance que ela ama? É uma pervertida.🫣

E realmente, o filme tem muitas cenas sensuais e picantes. Algumas até sadomasoquistas.

Não vou criticar porque entendo que estamos em outra época. Que para um filme fazer sucesso precisa chamar a atenção do público. E por isso, muitas vezes, os produtores chegam a apelar.

No mais, o filme cortou alguns personagens. Senti a falta do irmão da Catherine, e dos pais de Edgar. A Nelly faz papel de traidora e ela não é assim. Pelo menos, na leitura eu não percebi esse defeito nela.

Fora isso, Cathy e Heathcliff, foram representados por dois atores lindos e talentosos. Mandaram muito bem! Comparando com o livro, confesso que continuo com a mesma impressão dos dois. Não sei dizer se sinto mais pena, ou raiva dos dois. Pelo que eles fazem um ao outro, e também pelo que fazem com aqueles que os amam - me referindo a Edgar que casou com Cathy e Isabella que casou com Heathcliff.

Gostei da fotografia. Do figurino. Das músicas. Só não gosto muito das cenas serem muito escuras grande parte do tempo. Não estou criticando, porque sei que não existia luz.

Enfim, o filme podia ser um pouco mais curto, pois foram mais de duas horas. Sendo 30 minutos pelo menos, com cenas desnecessárias. Pronto, falei.🤫

Mas valeu... Afinal uma fã como eu precisa acompanhar tudo que fazem com esse clássico. Agora deu vontade de ler um dos livros.

Abaixo está TODO o conteúdo do filme que tirei DAQUI!

Em 1771, um homem é enforcado publicamente; seu sofrimento e a ereção visível levam os espectadores, incluindo Catherine Earnshaw e sua acompanhante paga, Nelly Dean, filha ilegítima de um lorde, a um frenesi extático. O pai de Cathy, o áspero e alcoólatra Sr. Earnshaw, retorna um dia à sua propriedade gótica e varrida pelo vento, Wuthering Heights, nos pântanos de Yorkshire, com um menino que resgatou das ruas de Liverpool. Ele diz que o garoto será o " animal de estimação " de Cathy.

Cathy torna-se protetora do menino, dando-lhe o nome de "Heathcliff" em homenagem ao seu falecido irmão. Com o passar do tempo, os dois tornam-se inseparáveis. Depois de ficarem presos na chuva e voltarem para casa tarde no aniversário do Sr. Earnshaw, Heathcliff assume a culpa e leva uma surra que lhe deixa cicatrizes permanentes nas costas.

Anos depois, Wuthering Heights caiu em ruínas devido ao agravamento do alcoolismo e dos vícios em jogos de azar de Earnshaw. Cathy planeja cortejar seu novo vizinho, o rico comerciante de tecidos Edgar Linton, para escapar do ambiente sombrio de Wuthering Heights e ajudar a ascender socialmente o humilde servo Heathcliff, agora de cabelos longos e barba, embora Heathcliff sinta ciúmes e não aprove a situação.

Cathy torce o tornozelo enquanto espionava Edgar e sua pupila , Isabella, uma jovem volúvel e obcecada por Romeu e Julieta , e é internada por seis semanas para se recuperar. Edgar, apaixonado, pede-a em casamento; Cathy aceita. Ela retorna para casa elegantemente vestida; Heathcliff se mostra distante.

Cathy vê os criados Joseph e Zillah tendo um encontro BDSM no celeiro; Heathcliff a encontra e a mantém em silêncio. Mais tarde, Cathy vai para os pântanos e se masturba sob a saia; Heathcliff a encontra pouco depois, e eles têm um momento de paixão.

Enquanto Cathy expressa a Nelly sua culpa por ter escolhido Edgar em vez de Heathcliff, ele ouve as palavras de Cathy sobre como seria degradante para ela casar-se com o pobre Heathcliff; contudo, ele se retira antes que Cathy declare que suas almas estão entrelaçadas. Para grande tristeza de Cathy, Heathcliff, com o coração partido, cavalga em direção ao pôr do sol.

Um ano depois, Cathy casa-se com Edgar e vive uma vida luxuosa em sua casa, Thrushcross Grange, com as paredes de seu quarto feitas para se assemelharem à sua pele; Isabella providencia vestidos finos para Cathy e faz uma boneca de Cathy com o próprio cabelo dela. No entanto, Cathy anseia pelo retorno de Heathcliff.

Anos depois, Cathy está grávida do filho de Edgar. Heathcliff retorna cinco anos após sua partida. Ele está bem-apessoado, com cabelo curto e misteriosamente acumulou uma fortuna. Em vez de ficar feliz em ver Cathy, ele está amargurado e furioso com a decisão dela de se casar com Edgar e considera se casar com Isabella para provocar ciúmes em Cathy.

Heathcliff compra Wuthering Heights do Sr. Earnshaw, que morre pouco depois; Cathy visita a casa e chuta o corpo do pai, embora se arrependa mais tarde. Isabella, apaixonada por Heathcliff, ataca Cathy depois que esta lhe diz que Heathcliff não é bom para ela. Logo depois, Cathy encontra sua boneca esfaqueada e ensanguentada na casa de bonecas. Heathcliff inicia um intenso caso sexual com Cathy.

Depois de Cathy perceber que Nelly sabia que Heathcliff estava ouvindo quando ela disse que se casar com ele a degradaria, ela tenta banir Nelly. Nelly revela o caso para Edgar, que proíbe Cathy de ver Heathcliff. Cathy revela sua gravidez para Heathcliff, que afirma não se importar, antes de fazer sexo com ela, oferecendo-se para matar Edgar durante o ato. Cathy rejeita a oferta e o dispensa. Furioso, Heathcliff inicia um relacionamento BDSM sem amor com Isabella, que entende os termos do relacionamento e as motivações de Heathcliff para iniciá-lo e consente em participar. Heathcliff degrada Isabella e a trata como um cachorro, para o deleite dela, embora Nelly, que está de visita, fique horrorizada.

Deprimida com o casamento de Heathcliff com Isabella, Cathy se tranca no quarto e se priva de comida. Heathcliff pede a Isabella que envie cartas de amor para Cathy, mas Nelly as queima. Cathy desenvolve septicemia devido ao aborto espontâneo que não foi tratado por muito tempo. Ela diz a Nelly que a perdoa pela traição de não ter lhe contado que Heathcliff ouviu suas palavras dolorosas.

Nelly resgata Isabella e revela a Heathcliff que Cathy está morrendo; ele parte a cavalo, apenas para descobrir, ao chegar, que ela já havia falecido. Heathcliff segura o corpo sem vida de Cathy e implora que ela o enlouqueça e não lhe dê paz enquanto ele viver. Ele se lembra do momento, após a surra que levou quando eram crianças, em cima de uma cama, quando Cathy o consolou e sorriu enquanto ele prometia nunca a abandonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!