domingo, 14 de janeiro de 2024

Fim

Eu assisti o programa Roda Viva, na terça-feira, pelo YouTube. Quem estava na roda era a Fernanda Torres. Adoro ela.

E lá um dos assuntos foi a série "Fim" que é baseada no livro de mesmo título, e que foi escrito pela Fernanda. Não sabia que ela escrevia. Aumentou minha admiração por ela.

Enfim, ouvi e procurei no Globoplay a série. Encontrei.

Na quinta-feira assisti dois episódios. Na sexta-feira, assisti três. E ontem, terminei.

São 10 episódios de mais ou menos 40 minutos. O elenco é maravilhoso: Fábio Assunção, Bruno Mazzeo, Marjorie Estiano e outros. Fernanda Torres e o filho dela também atuaram.

A trama se passa num período entre 1968 e 2012 e é dividida em quatro fases que abrangem a juventude, a maturidade e a velhice dos personagens. Ao longo das décadas, eles compartilham amores, traições, mágoas, alegrias, manias, loucuras e frustrações.

A história começa com a partida de Ciro (Fabio Assunção), o mais admirado do grupo, que morre sozinho na cama de um hospital. Nos tempos dourados, se apaixonou perdidamente por Ruth (Marjorie Estiano), com quem se casou. Seu jeito agregador conquistou a moça igualmente encantadora, que também era o centro das atenções nas rodas que frequentava. Juntos, os dois formavam um casal de causar inveja, não fosse o passar do tempo e os percalços da vida a roubarem o brilho dessa união. 

O solteirão mais atlético do grupo, Ribeiro (Emilio Dantas), também cai de amores por Ruth. Acostumado a se envolver com meninas bem mais novas, passa a vida à sombra de Ciro, servindo de plateia para o relacionamento do amigo.

O humor afiado que faz parte do DNA de Bruno Mazzeo vai ganhar novos tons em seu personagem na série. Ele dá vida ao funcionário público Silvio, que leva uma vida hedonista e sem responsabilidades. Silvio se casa com Norma (Laila Garin), uma moça do interior de São Paulo. Prestativa e amigável, Norma se deixa levar pela ideia de sair da roça e aceita a união com Silvio mesmo sabendo que ele não pretende abandonar seus vícios e prazeres da juventude ao longo da vida. Cheio de irreverência, Silvio protagoniza cenas icônicas, sendo gatilho para reflexões de seu grupo de amigos.

Enquanto isso, o atrapalhado Álvaro (Thelmo Fernandes) se casa com Irene (Débora Falabella), formando um par no mínimo inusitado. Ele, sem jeito com mulheres, consegue fazer a moderna e ambiciosa esposa entrar num relacionamento do qual ela se arrepende. 

Neto (David Júnior) e Célia (Heloisa Jorge), têm uma realidade bem diferente dos demais. Trabalhadores desde cedo, se apaixonam e consolidam um casamento tradicional, do qual muito se orgulham. Juntos, eles selam um pacto de fidelidade e se protegem de um mundo de permissividade, para o qual não foram convidados a participar.


Confesso que a série é tão dramática que após terminar de assistir precisei assistir uns episódios do "Sob Nova Direção", para conseguir dormir.

Vou resumir um pouco de cada personagem.

Ciro é advogado. Ele vai em uma festa com os amigos e se apaixona perdidamente por Ruth. Eles se casam e vivem o drama de não terem filhos. Mais tarde ela engravida e dá luz a João.

Silvio é bancário. Vive loucamente e intensamente. É o mais desbocado de todos. O mais mulherengo. No casamento de Ciro com Ruth ele conhece Norma que é prima da Ruth, e se casa com ela. Ele sempre diz que fez isso para tirá-la da roça. Tiveram dois filhos, Inácio e Wanda.

Na mesma festa onde Ciro conheceu a Ruth, Álvaro conhece Irene. Ele é muito tímido. Os amigos dizem que ele é devagar e bobo. Irene é mal-humorada. Ela decide dar uma chance para Álvaro mas diz que nunca o amou. Tiveram uma filha, Rita.

Neto é contador. Um dia, na praia ele conhece Célia. Se apaixona por ela e conquista-la não foi fácil, uma vez que ela era virgem e filha de pais zelosos severos. Eles se casam e tem dois filhos.

Ribeiro é bombeiro, juntou-se aos amigos um dia, após salvar Álvaro de um afogamento. Ele se apaixona por Ruth, naquela festa, ao mesmo tempo que Ciro. E apesar de muitos envolvimentos amorosos, manteve essa paixão por Ruth até o fim da vida.

Até aí parece tudo lindo maravilhoso. Mas não foi. Foram mais momentos de incertezas, tristezas, angústia do que o contrário.

Vou tentar ser breve.

Ruth fica triste porque vê todos tendo filhos e ela e Ciro, nada. Em segredo ele faz o teste e fica sabendo que é estéril. Mas não conta para ela, e nem para os amigos. Passados alguns anos, Ciro está na festa de fim de ano da firma e, muito bêbado acaba transando com sua secretária. Ao chegar em casa, Ruth está esperando e vê ele com o zíper da calça aberto e a blusa manchada de batom. Ela briga com Ciro e ele diz para ela procurar alguém (e sugere o Ribeiro, por saber que ele tem uma queda por ela) que possa dar "o que ela quer", e diz que veio "com defeito de fábrica". Disse isso e foi embora. No dia seguinte, véspera de ano, ela vai até o apartamento do Ribeiro, e eles transam. Ela fica grávida.

Ciro volta para casa, e fica amargurando conviver com a gravidez de Ruth (pois sabia que o filho não era dele). E é após alguns anos, depois que Ruth flagra Ciro em quarto de hotel com outra mulher, que ele diz que não é pai do João. Que é estéril. E aí acho que tem a cena mais forte de toda a série, que é quando Ruth começa a berrar. Acho que foi ali que ela enlouqueceu.



Por causa de uma mentira ele estragou a vida deles. Para sempre!

Outro personagem muito forte na série foi do Silvio. Bebidas, drogas e orgias. Vou falar, estava assistindo e pensando o que o Zé ia falar se me visse assistindo. Eu assistia pensando que deve ter muito disso por aí. E o mais triste é que, no último suspiro, Silvio diz: Que saudade, meu Deus! Ou seja, viveu uma vida completamente desregrada e não se arrependeu.

Mas a série tem muitos outros momentos fortes! Emocionantes! E tristes! Até porque vemos o “Fim” de cada um. 

Eu gostei muito da série. E pretendo assistir novamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Ficarei muito feliz com seu comentário. Só peço que coloque seu nome para que eu possa responder, caso necessário. Obrigada!